domingo, 31 de julho de 2011

Governo lança o maior prêmio educacional do Acre: duas escolas de Tarauacá entre as 10 finalistas


Governo lança o maior prêmio educacional do Acre
Começou a disputa pelo maior prêmio da educação acreana. O Prêmio Gestão Escolar 2011 foi lançado na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório da Secretaria de Educação, pelo secretário de Educação, Daniel Zen. O evento contou com a presença de gestores escolares, estudantes e coordenadores dos núcleos de Educação.
O Prêmio Gestão visa exercitar a cultura de autoavaliação de gestão escolar e disseminação das experiências de referência educacional que estimulem o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Escolas da rede pública de ensino, que desenvolveram projetos em 2010 podem concorrer ao prêmio. As inscrições vão até o dia 17 junho.
Para Daniel Zen, o maior patrimônio do concurso não é sua premiação, mas o fato da escola poder fazer uma reflexão geral de como ela vem trabalhando. “Identificar os problemas e poder promover seus realinhamentos pedagógicos e administrativos é a grande riqueza do prêmio. Quando a escola resolve concorrer é porque ela tem convicção do bom trabalho realizado”, pontua o secretário.
Na avaliação da gestora da Escola Salgado Filho, campeã da edição anterior, Maria da Conceição, a participação no prêmio contribui para uma nova visão de como administrar uma escola. “Hoje temos um olhar mais focado para as mudanças que os tempos atuais exigem. Essa é uma oportunidade que a escola tem para mostrar que ela acolhe a diversidade. Nossa escola não é um barco à deriva, ela sabe onde vai chegar: em um porto seguro”.

Conceição também expôs aos convidados sua experiência nos Estados Unidos. Ela fez um resumo em slides de todo o processo do intercâmbio e como acontece o ensino nas escolas americanas. Na ocasião, a diretora parabenizou o acompanhamento e apoio dado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação, órgão responsável pelo evento em âmbito nacional, durante sua estada nos EUA.
Para massificar o evento em todas as regiões do Estado, a SEE tem apostado na divulgação e orientação referentes à elaboração dos projetos. Equipes formadas por técnicos da Secretaria irão visitar os municípios para realizarem apresentações aos gestores das escolas municipais e estaduais. A ideia é que cada vez mais aumente o número de escolas do interior participando do evento. Este ano haverá lançamento do prêmio em cidades estratégicas, como Cruzeiro do Sul e Brasiléia.




Diretor da Escola Assis Vasconcelos, no município de Sena Madureira, Marcelin Freitas, vai participar pela primeira vez do evento. O gestor acredita que pode surpreender, mas o que importa é participar. “Vamos vir para mostrar nosso trabalho nas áreas de preservação ambiental, leitura e escrita. Queremos estimular nossos docentes a criar mais projetos”.

Acre já classificou duas escolas entre as finalistas nacionais

O Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar do Acre teve como base a experiência e bons resultados alcançados pelas escolas participantes do Prêmio Nacional. Em 2005, o Governo instituiu através da Lei n. ° 1.650, o prêmio com o objetivo de estimular a melhoria tanto da gestão escolar, quanto do ensino nas escolas públicas do Acre.
Duas escolas acreanas já ficaram entre as seis melhores do país. A última foi em 2009, com a escola Luiza Batista, localizada no Conjunto Esperança. Antes, a Duque de Caxias também figurou entre as melhores do Brasil. No ano passado, a Escola de Ensino Fundamental Francisco Salgado Filho, de Rio Branco, venceu o prêmio por ter apresentado um projeto consistente, no qual prevalecia temáticas relacionadas à leitura, escrita e família.

Prêmio é um dos maiores pagos no Brasil

Quando for conhecida no mês de agosto, a escola campeã, que representará o Acre na edição nacional, ela não levará apenas um troféu personalizado e um abono salarial de 20% no mês posterior a todos os seus funcionários, a vencedora levará também um cheque no valor de R$ 10 mil reais para serem aplicados nas iniciativas bem sucedidas que a Instituição desenvolve. Este é o maior prêmio pago em edições estaduais no país.
Para as classificadas em 2º e 3º lugar, o prêmio é de R$ 7.500,00 e R$ 5.000,00 respectivamente. Todos os recursos serão para o desenvolvimento de projetos educativos.

ESCOLAS FINALISTAS EM 2011
Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Hildebranda da Prá – Rio Branco  Escola Infantil Vitória Salvatierra Cesar – Brasiléia
Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino – Rio Branco
Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Tupanir Galdêncio da Costa – Tarauacá
Escola Estadual de Ensino Fundamental  Rosaura Mourão da Rocha – Tarauacá  
Escola Estadual de Ensino Fundamental Clinio Brandão – Rio Branco
Escola de Educação Infantil Profª Maria de Nazaré Lima – Cruzeiro do Sul
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pde. Antonio Diogo Feijó  - Rio Branco
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Braga de Souza – Rodrigues Alves
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão – Feijó


terça-feira, 26 de julho de 2011

Canal de relacionamento com os Servidores Públicos: Portal do Governo do Acre


Servidor Público do Estado do Acre há bastante tempo já tem à sua disposição uma página na internet para ter acesso á várias informações e serviços relacionados aos seus direitos, deveres.

É o Portal de Informações do Governo do Estado. Uma espécie de Canal de Relacionamento com os Servidores Públicos.

Tudo sobre legislação e planos de carreiras, aposentadoria, pensões, inclusão digital de servidores, calendário de pagamento, emissão de contracheques e outras informações financeiras, formulários para encaminhas documentação ou solicitação ao governo e outras informações. 

Então acesse quando precisar:









sexta-feira, 22 de julho de 2011

PROFESSOR ADERLÂNDIO RENUNCIA AO CARGO DE DIRETOR DA ESCOLA 15 DE JUNHO


Aderlândio Nascimento de França

Em reunião do Conselho Escolar da Escola Municipal 15 de junho, realizada no dia 20 de julho, o Diretor Aderlandio França, que estava no seu segundo mandato,  anunciou sua renuncia do cargo de diretor  para assumir um cargo de coordenação na Secretaria Municipal de Educação à convite da Secretária Desterro Prado.

Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores da Educação Municipal

Vereador e Ex-presidente do Sinteac Luis Meleiro

Em sessão extraordinária, realizada ontem (5ª feira) com a presença de todos os parlamentares a Câmara Municipal aprovou o Reajuste Salarial dos Trabalhadores Em Educação da Rede Municipal de Ensino. O Reajuste de 15% para todas a categoria foi definido nas últimas negociações com a prefeitura e aprovado pelos trabalhadores. Faltava apenas a aprovação do parlamento.

O pagamento dos servidores da educação dever ser creditado em suas contas na próxima segunda feira já com o reajuste salarial.

Os Trabalhadores em Educação agradecem publicamente aos Vereadores Roberto Freire, Francisco Batista, Lulu Neri, Valdor do Ó, Maria José, Manoel Monteiro, Ezi Aragão, Cleudo Rocha e Luis Meleiro.

Veja como ficará o seu salário AQUI



terça-feira, 19 de julho de 2011

Projetos de professores para melhorar o ensino terão prêmio nacional

Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação. A quinta edição vai selecionar até 40 experiências concluídas ou em execução, sendo oito por região do país. Os autores dos trabalhos receberão R$ 5 mil em dinheiro, troféus e certificados.

Para concorrer, os educadores devem relatar projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, com resultados comprovados no ano letivo de 2010, que atendam aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em 2007. 

As experiências, conforme o regulamento da quinta edição do prêmio, devem estar relacionadas a uma ou várias das seguintes ações: promover a permanência, o sucesso escolar, a redução da repetência, do abandono e evasão de estudantes da educação básica; aumentar a participação da família na escola, a inserção da escola na comunidade, a inclusão educacional social, racial, digital; trabalhar para a formação ética, artística e cidadã dos alunos.

Podem candidatar-se professores da educação básica em exercício da atividade docente em escolas públicas e de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais conveniadas aos sistemas públicos de ensino.

A inscrição tem duas etapas. Na primeira, o professor preenche o formulário e envia pela internet; na segunda, posta nos correios (sedex ou AR) o relato da experiência, cópias de documentos pessoais, declaração da escola, entre outros. O relato deve ser enviado para o endereço: Prêmio Professores do Brasil – 5ª edição – Núcleo de Estudos de Ciência Matemática, Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, Rua Ildefonso Simões Lopes, 2.791 – Bairro Sanga Funda – cep: 96060-290 – Pelotas (RS).

O prêmio oferecerá R$ 200 mil, que serão distribuídos para as 40 melhores experiências (R$ 5 mil por professor) e R$ 80 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia para as escolas que desenvolveram os projetos premiados. Cada escola receberá equipamentos no valor de R$ 2 mil. Além do reconhecimento, os vencedores participarão de um seminário promovido pelo Ministério da Educação na mesma data da entrega do prêmio.

Em 2011, o Prêmio Professores do Brasil é realizado pelo MEC, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). A Fundação SM, Intel, Instituto Votorantim e a Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares (Abrelivros) são os patrocinadores.

Trajetória – Nas duas primeiras edições do Prêmio Professores do Brasil, em 2005 e 2007, participaram docentes da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Em cada ano foram premiados 20 projetos. A partir de 2008, o prêmio foi estendido para toda a educação básica, incluindo os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. O número de premiados poderia alcançar até 40 experiências, mas em 2008 foram selecionados 31 projetos e em 2009, 35.

No conjunto das quatro edições, de 2005 a 2009, concorreram ao prêmio 4.394 trabalhos – 1.135 em 2005; 1.457 (2007); 779 (2008) e 1.027 (2009), e 106 educadores receberam prêmios em dinheiro que somaram R$ 530 mil. 

Confira o regulamento, a ficha de inscrição e a premiação na página eletrônica do prêmio.

Fonte: Portal do Mec

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Recesso começa dia 25 de julho


O Sinteac comunica aos seus associados e associadas que a partir de segunda feira, 25 de julho, a entidade entrará em  recesso pelo prazo de duas semanas, retornando suas atividades somente no dia 8 de agosto de 2011.

Neste período não haverá atendimento ao público e nem atividades na academia, escola de música, auditório e piscinas, em função de uma obra que está sendo construída pela entidade.

Diretoria do Sinteac

domingo, 17 de julho de 2011

Escola Tupanir Gaudêncio apresenta sua página na internet

Escola Tupanir Gaudêncio


Caros amigos e amigas.

Esse é o blog da comunidade escolar da Escola Tupanir Gaudêncio da Costa. Uma escola localizada no Bairro do Triângulo em Tarauacá-Acre.

Aqui divulgaremos nossas ações pedagógicas, sociais e administrativas, resultantes do nosso trabalho na gestão desta tão importante Unidade de Ensino.

Já estão postados alguns arquivos de nossa participação do Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar dos anos de 2009 e 2010, onde orgulhosamente representamos nosso município.

Nossa escola também foi classificada para participar do prêmio em 2011. Estamos nos organizando para irmos à Rio Branco mais uma vez e, quem sabe, figurarmos novamente entre as primeiras colocadas.

Um abraço de todas Comunidade da Escola Tupanir Gaudêncio

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Inscrições para o Enade serão abertas na segunda-feira, 18

Estarão abertas na segunda-feira, 18, as inscrições de alunos ingressantes e concluintes de cursos de educação superior para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O período se estenderá até 19 de agosto. As provas serão aplicadas em 6 de novembro, em todo o país. A inscrição cabe às instituições de ensino públicas e particulares cujos cursos serão avaliados nesta edição do exame.

De acordo com as previsões, 1,2 milhão de estudantes serão inscritos este ano e cerca de 400 mil farão o exame. A prova, com duração de quatro horas, terá 30 questões de componente específico e dez de formação geral.

De acordo com as portarias nº 188 a 198 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), nas questões gerais será considerada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. “Além do domínio de conhecimentos e de níveis diversificados de competência e habilidade para perfis profissionais específicos, espera-se que os graduandos evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea”, especifica a Portaria nº 188. “Essa compreensão vincula-se a perspectivas críticas, integradoras e à construção de sínteses contextualizadas.”

O conteúdo das provas de formação geral será especificado pelo Inep em portarias a serem publicadas posteriormente. As de nº 188 a 198 detalham o conteúdo das provas específicas nas áreas de tecnologia que passarão por avaliação este ano — tecnologia em alimentos; em análise e desenvolvimento de sistemas; em automação industrial; em construção de edifícios; em fabricação mecânica; em gestão de produção industrial; em manutenção industrial; em processos químicos; em redes de computadores; em saneamento ambiental.

Também será especificado em novas portarias o conteúdo das demais áreas a serem avaliadas — arquitetura e urbanismo e engenharia, biologia (licenciatura e bacharelado), ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática e química; pedagogia (licenciatura), educação física, artes visuais e música.

Assim como a inscrição, a divulgação dos inscritos no Enade de 2011 deve ser feita pelas próprias instituições de ensino superior. A partir deste ano, no entanto, os estudantes indicados para prestar o exame devem verificar a situação da inscrição na página eletrônica do Inep, entre 22 e 31 de agosto. Caso encontrem algum erro, devem notificar a instituição de ensino até 31 de agosto.  

As portarias nº 188 a 198 foram publicadas no Diário Oficial da União de terça-feira, 13, seção 1, páginas 11 a 17.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep

terça-feira, 12 de julho de 2011

Conferência Municipal de Juventude acontece hoje em Tarauacá


Acontece hoje a partir das 8 horas, no Teatro José Potiguara, Conferência Municipal de Juventude. O processo da Conferência já está acontecendo em diversos estados e municípios, com a formação das comissões que vão organizar as etapas preparatórias para o encontro nacional, agendado para o período de 9 a 12 de dezembro, em Brasília.


O encontro deve ser um instrumento para o exercício pleno da cidadania, assegurando a participação da juventude na construção de uma política que permita ao jovem cumprir o lema “conquistar direitos e desenvolver o Brasil”, proposto para a Conferência. 
O evento acontecerá pela manhã no Teatro José Potyguara com horário previsto para iniciar as 7:30 da manhã.

Todos os jovens estão convidados a participarem deste importante evento para a juventude de Tarauacá debater, fazer proposições e escolher seus representantes para a fase estadual da conferência. Participe.

com informações do blog do Eurico Paz

Escolas Tupanir Galdêncio e Rosaura Mourão de Tarauacá entre as 10 melhores do Acre



Tarauacá mais uma vez é destaque no Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar classificando duas escolas em 2011. A grande final do prêmio em 2011 será realizada em Rio Branco no início do mês de agosto.

O Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. 

Além da premiação em dinheiro para as escolas, o Governo do Estado do Acre, através da SEE, contempla os funcionários com um abono salarial de 20% no mês subseqüente ao evento para a escola campeã. 

Escola Tupanir Galdêncio foi a segunda colocada em 2010 recebendo um prêmio de R$ 7.500,00

Confira a Relação das 10 Escolas classificadas


Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Hildebranda da Prá – Rio Branco  
Escola Infantil Vitória Salvatierra Cesar – Brasiléia
Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Raimunda Balbino – Rio Branco
Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Tupanir Galdêncio da Costa – Tarauacá
Escola Estadual de Ensino Fundamental  Rosaura Mourão da Rocha – Tarauacá  
Escola Estadual de Ensino Fundamental Clinio Brandão – Rio Branco
Escola de Educação Infantil Profª Maria de Nazaré Lima – Cruzeiro do Sul
Escola Estadual de Ensino Fundamental Pde. Antonio Diogo Feijó  - Rio Branco
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Braga de Souza – Rodrigues Alves
Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão – Feijó