quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Sinteac patrocina campeonato de futsal para professores rurais

Atletas do Curso de Matemática venceram o torneio início de 2011

Começou no domingo passado mais uma edição do Campeonato de Futsal entre os professores da Zona Rural, que neste período do ano vêm para a cidade cumprir mais uma etapa do Curso superior oferecido pela UFAC, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Tarauacá.
O Sinteac é o grande parceiro do evento que já está em sua quarta edição. A entidade patrocina material esportivo e ajuda na premiação.

Time do Sinteac

Em 2011 o Sinteac também está participando do campeonato em 2011, com um time de associados. No último domingo (23) aconteceu o torneio início e a equipe campeã foi a do curso de matemática. Os jogos do campeonato acontecerão nas quintas feiras, às 20 horas e aos domingos as 10 horas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sinteac reúne com o Novo Secretário Estadual de Educação

 
João Maciel, Manoel Lima e José Eurico

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre, através de sua Diretoria Central e com participação de Núcleos Municipais das regionais do Juruá, Tarauacá-Envira, Alto e Baixo Acre, reuniu pela primeira vez com o novo Secretário de Educação Daniel Queiroz (Zen). O encontro aconteceu hoje as 10 horas na sala de reuniões da Secretaria Estadual de Educação. Na pauta as perspectivas do maior e mais representativo sindicato do Estado do Acre para 2011.

Daniel recebeu os dirigentes da entidade demonstrando interesse em debater as questões referentes à luta dos trabalhadores e o desenvolvimento da Rede Estadual de Educação. O novo secretário aproveitou para apresentar sua equipe de trabalho e colocar-se aberto ao debate.

Alguns assuntos tratados preliminarmente na reunião foram expostos pelo Presidente Estadual Professor Manoel Lima: Concurso Público para professores das zonas urbanas e rural, formação dos servidores de apoio, carreira e piso salarial dos profissionais da educação, combate à terceirização,ano letivo, eleição dos diretores das escolas estaduais em outubro de 2011, Revisão do Plano de Cargos Carreira e Salários dos Servidores, Reenquadramento e outros assuntos.

O Sinteac reunirá o Conselho de Representantes da entidade no mês de fevereiro para discutir a pauta de data base que será entregue ao Governo.

Outra questão que ficou acertada refere-se a elaboração de um calendário de reuniões entre sindicato e Secretaria de Educação com a presença do Secretário.

O Núcleo de Tarauacá participou ativamente do encontro através do dirigentes Eurico, Maciel e Accioly.

Secretário Daniel Zen

 Ilson - Codep e Manoel Lima - Sinteac

Sindicalistas e equipe da SEE 

 João Sandin - Vice Presidente Estadual do Sinteac

sábado, 15 de janeiro de 2011

Congresso Nacional CNTE - 3º dia

Terceiro dia do 31º Congresso tem temas sociais como destaque
 
 Os temas socias foram o grande destaque deste terceiro dia de debates do 31º Congresso. Acompanhe tudo que aconteceu.
 

Congresso Nacional CNTE - 2º dia

Trabalho de sindicatos na luta pelo PDE é destaque em Painel
  
  
 
O segundo painel do 31º Congresso Nacional do CNTE apresentou a “Política Educacional no Brasil”. A discussão foi aberta pelo deputado federal Carlos Augusto Abicalil (PT-MT), que defendeu a aprovação do projeto de lei que determina ações de implementação do Fórum Nacional de Educação, com ênfase na integração das  comunidades indígenas e quilombolas.
Leia mais...

Congresso Nacional CNTE

Estudo avalia ações das filiadas à CNTE
 
 Um trabalho conjunto da CNTE, professores e alunos de mestrado e doutorado da UERJ avalia as ações e atividades realizadas pelas entidades filiadas. A terceira edição do caderno História em Movimento foi debatida no 31º Congresso da Confederação.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CONCURSO PUBLICO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR


O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais; FAZ SABER: A todos quantos o presente edital virem ou dele tiverem conhecimento que, em consonância com as normas ínsitas nos artigos 37, inciso IX e artigo 27, inciso X, das Constituições Federal e Estadual e alterações posteriores, combinados com o artigo 1º, artigo 2º, inciso VI e VII c/c o parágrafo único, do artigo 4º, da Lei Complementar nº 58, de 17 de julho de 1998, alterada e acrescida pelo artigo 1º, da Lei Complementar nº 168, de 31 de julho de 2007 e artigo 34, da Lei Complementar nº 67, de 29 de junho de 1999, torna pública a abertura de inscrições ao PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE PROFESSOR PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA

O CARGO - Professor para atuar nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.

AS VAGAS - A contratação, de que trata este edital, destina-se ao preenchimento de 332 (trezentos e trinta e dois) vagas para o cargo de Professor para o Ensino Especial, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Ensino Médio, conforme quadro de vagas, por municípios, constantes dos Anexos I, II e III deste edital, bem como as vagas que possam surgir durante o período letivo.
Das vagas existentes, 5% (cinco por cento) serão destinadas para deficientes físicos, na forma do inciso VIII, do artigo 37 da Constituição Federal e o artigo 12 da Lei Complementar nº 39/93, exceto para os cargos para os quais haja somente uma vaga.

INSCRIÇÃO - As inscrições ocorrerão a partir das 7 horas e 30 min do dia 13 de janeiro de 2011 até as 17 horas e 30 min do dia 27 de janeiro de 2011.


Banner

CLIQUE AQUI

domingo, 9 de janeiro de 2011

31º Congresso Nacional da CNTE: Tarauacá manda 2 delegados


Tarauacá manda 2 delegados ao 31º Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação. A delegação acreana embarca de ônibus na manhã desta segunda feira com representantes de vários municípios. Por Tarauacá viajam João maciel e José Eurico que vão representar o município no encontro.

Eurico Paz

João Maciel

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação realizará no período de 13 a 16 de janeiro de 2011, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, seu 31º Congresso Nacional com o tema O PNE na Visão dos Trabalhadores em Educação. Durante quatro dias, 2500 trabalhadores em educação indicados por 41 entidades filiadas à CNTE de 26 Estados,14 municípios e o Distrito Federal, estarão reunidos para debater temas que estão na pauta nacional da educação pública e para eleger a nova direção da CNTE.

Quem participa: 
Delegados / Suplentes

Os delegados com direito a voto são trabalhadores em educação filiados aos sindicatos escolhidos em instância deliberativa do sindicato local. A quantidade de delegados é determinada de acordo com o número de sócios da entidade, garantindo o mínimo um delegado por entidade.

Os suplentes são eleitos simultaneamente aos delegados e terão direito apenas a voz. A inscrição de suplentes é restrita ao limite de 20% dos delegados eleitos.



Programação

Dia 13 de janeiro
· 8:00 às 19:00 - Credenciamento
· 16:00 - Cerimônia de abertura - Conferência (conjuntura)
· 19:00 - Aprovação do regimento e votação de recursos
Dia 14 de janeiro
· 8:00 às 14:00 - Credenciamento
· 14:00 às 18:00 - Credenciamento dos delegados em substituição
· 8:30 às 12:00 - Painel: política sindical
· 13:30 às 14:00 - Lançamento da Revista Retrato da Escola
· 14:00 às 18:00 - Painel: política educacional
· 19:00 - Reunião dos Departamentos e Coletivos
Dia 15 de janeiro
· 8:00 às 12:00 – Grupos de debate (em torno das resoluções apresentadas)
· Até 13h – Entrega de fusões e alterações das resoluções à Secretaria do Congresso dos temas relativos à primeira Plenária
· 13:30 - Lançamento do Caderno Antirracismo da CNTE e da Cartilha Antirracismo da CUT
Até às 18:00 - Entrega de fusões e alterações das resoluções à Secretaria do Congresso dos temas relativos à segunda Plenária
· 14:30 às 18:30 – 1ª Plenária deliberativa (Conjuntura, Política Sindical e Política Educacional)
· 21:00 às 02:00 - Confraternização
Dia 16 de janeiro
· 9:00 às 12:30 – 2ª Plenária deliberativa (Balanço, Estatuto, Políticas Permanentes, Plano de Lutas e moções)
· 10:00 – Apresentação de chapas para Direção Executiva
· 14:00 às 17:00 – Eleições para Direção Executiva e Conselho Fiscal
· 17:00 – Posse e encerramento

com informações da CNTE

Aniversariante do dia


Registramos com alegria o aniversário do nosso amigo e companheiro João Maciel. Que Deus ilumine seus passos e seus caminhos.

Accioly, Eurico, Caire, Angeliane, Marreta, Adriano, Leandro, Sonaira e Daniel

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reta Final: Futuros pedagogos de Tarauacá apresentam hoje os Trabalhos de Conclusão de Curso pela UNB.


Começa hoje a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos professores alunos que concluem o Curso de Pedagogia em Tarauacá. Os docentes compõem as turmas a se formarem na modalidade à distância, oferecido gratuitamente através da parceria entre o governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação e a Universidade de Brasília (UnB).
Os professores trabalharam durante toda essa semana se preparando para a tarefa final do curso. As apresentações dos TCCs acontecem hoje na quadra da Escola São José.


Durante os três anos de vida acadêmica, as atividades foram desenvolvidas da seguinte forma: 40% de aprendizagem via internet em plataforma construída especialmente para este tipo de curso, 30% com aulas presenciais, que significa a interação direta do aluno e seu tutor, e o restante com produção de relatórios construídos das práticas pedagógicas , já que todos exercem a docência.


Iniciado em 2007, os cursos de graduação à distância para os professores da rede pública do Acre exigiram investimentos por parte do Governo em infra-estrutura tecnológica e espaços adequados para atender os requisitos básicos da proposta do curso, como rede de computadores ligados à internet, material didático, além de mobilizar recursos humanos e educacionais. Apenas no convênio entre a Secretaria de Educação e a UnB, para a realização do curso de Pedagogia foram investidos mais de R$ 6 milhões.


Com a formação destes profissionais, o Governo do Estado cumpre mais uma etapa rumo à formação de todo o seu quadro de docentes com nível superior, que continua com os programas de formação inicial dos professores da zona rural, de difícil acesso, e de mais uma turma de Pedagogia na zona urbana, o que representa aproximadamente cinco mil beneficiados que concluem em março de 2011. Somando-se todos os esforços feitos para garantir o acesso dos docentes a um curso superior, o número chega a dez mil profissionais, o que credencia o Acre como um dos poucos estados a ter cem por cento dos professores da rede estadual qualificados com ensino superior.

com informações da UnB Agência 

fonte: blog do accioly

Secretaria de Estado de Educação divulga calendário escolar

daniel_zem_50
Secretário de Educação Daniel Zen apresenta calendário escolar e nomes da nova diretoria da SEE

O secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, realizou ontem reunião com os diretores das escolas da rede estadual para apresentar o calendário escolar 2011 e os nomes que compõem a nova diretoria da SEE e propor um diálogo mais extenso entre gestores e comunidade escolar.
De acordo com o secretário, a reunião socializou os planos de ações a serem desenvolvidos no início da nova gestão. “O desafio dessa etapa é dar um salto na qualidade educacional, que só poderá ser conquistado a partir do pacto entre os profissionais da educação, alunos, comunidade e instituições que envolvem a cultura, a tecnologia e a comunicação”, revela Daniel Zen.
A renovação da matrícula dos alunos da rede pública de ensino do Acre começa na próxima segunda-feira, 10, e vai até a sexta-feira, 14. Para efetivar a renovação, os pais ou responsáveis por estudantes devem comparecer às escolas e apresentar uma declaração ou histórico escolar que comprove o grau de escolaridade do filho, além de comprovante de endereço, cópia da certidão de nascimento ou RG.
A matrícula para os alunos que vão iniciar este ano na rede pública de ensino será realizada entre os dias 17 e 21 próximos. O número de vagas disponíveis será fornecido após a divulgação do número de matriculados. Em 2010, foram 237 mil alunos matriculados na rede pública, de acordo com dados do Censo Escolar. Para 2011 a estimativa é de que esse número chegue a 243 mil.
Durante o encontro, o secretário anunciou ainda a criação da Diretoria de Inovação, que será dirigida pelo professor Marco Antônio Brandão. “Esta é uma diretoria que busca construir alternativas para solucionar algumas práticas que não deram certo no ambiente escolar. Não temos a intenção de reinventar a roda, a nossa proposta é dar continuidade à relação humanística entre os profissionais da Educação”, informou Brandão.
Vagas para pessoas que estão fora da escola - Para alunos em distorção idade/série, a Secretaria de Estado de Educação realiza programas escolares que diminuem essas irregularidades, como o Poronga Fundamental e Médio.  Por meio do Poronga Fundamental são atendidos cerca de 3.800 alunos.  Já para o Programa Especial de Ensino Médio (PEEM/Poronga), a disponibilidade é de mais de 2 mil vagas em todo o Estado.
Existe ainda o programa É Tempo de Aprender, que atende alunos na educação infantil, de 1ª à 4ª série. A expectativa é que cerca de 3 mil alunos sejam atendidos em 2011.
Para a Educação de Jovens e Adultos, a SEE disponibiliza em Rio Branco 50 unidades de ensino para atender adolescentes a partir de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, e a partir de 18, aos que não concluíram o Ensino Médio. Em 2010, a EJA atendeu 18 mil estudantes, a estimativa para este ano é de que contemple aproximadamente 20 mil.
Calendário da zona rural tem datas de acordo com suas necessidades - Na zona rural as matrículas já estão abertas e não têm prazo para o término. De acordo com a coordenadora do Ensino Rural, Francisca das Chagas, essa é uma tentativa de facilitar o acesso às famílias que moram em comunidades de difícil acesso, em que muitos demoram dias para chegar até a escola.

Em 2010, o Ensino Rural atendeu 37.849 alunos. Para 2011, a estimativa é de mais de 40 mil atendimentos em comunidades de difícil acesso, tendo a possibilidade de realizar atendimento domiciliar para crianças que não possuem disponibilidade de acesso até a escola mais próxima de casa. (Assessoria SEE)

domingo, 2 de janeiro de 2011

Cerimônia dos Concludentes do Ensino Médio 2010 de Tarauacá

Concludentes do ensino médio 2010 e familiares
Nesta quinta feira(30.12.2010) às 20 horas, no pátio da escola de Ensino Médio Dr. Djalma da cunha Batista aconteceu a Cerimônia de Certificação de 160 estudantes que concluíram o Ensino Médio no ano de 2010. Além dos estudantes, professores, Equipe Gestora e familiares participaram da cerimônia autoridades locais: Representantante do Núcleo de Educação de Tarauacá, professora Francisca Aragão Leite, Gerente da Caixa Econômica Federal, Francisco Sales e o presidente do Sinteac do Núcleo de Tarauacá professor José Eurico de Lima Paz.











Oradores representandos sua turmas




Recebimento do certificado de conclusão








Homenageada da noite - 16º lugar em enfermagem pela UFAC



Homenagem do diretor à sua filha - momento de muita emoção

Entrega dos certificados





Familiares dos concludentes







Principal homenageada da noite







Momento do coquetel





Professoras do Ensino Médio