Tocando a Liberdade: Sinteac vai desenvolver projeto cultural para ajudar na ressocialização de presidiários em Tarauacá.



Um dos problemas que mais afligem a sociedade brasileira atualmente é o que se deve fazer com aquela pessoa que agiu de forma ilícita, que transgrediu as normas ditadas pelo estado.

A forma através da qual o infrator é punido tem que ser eficaz e a pena deve ser justa, uma vez que o condenado deve estar recuperado quando sair da prisão, pronto para reincorporar-se à sociedade e não mais agir em desacordo com a lei.

O que se vê atualmente no Brasil, no entanto, são instituições penitenciárias conhecidas como ‘’escolas do crime’’ que não cumprem seu papel ressocializante.

É necessário que se busquem alternativas para que os infratores possam ser recolhidos em instituições capacitadas que tratem o interno como um ser humano que errou e deve refletir sobre seus atos para que não mais os pratique em desacordo com a lei e, dessa forma, possa ser reincorporado à sociedade.


Reunião com a Direção do Presídio

Pensando nisso e dando continuidade ao seu trabalho na área social em Tarauacá, o Sinteac, apresenta mais um projeto importante através de sua diretoria.

É o projeto Tocando a Liberdade em parceria com a direção do Presídio Moacir Prado, onde a entidade pretende oferecer atividades na área musical (violão e teclado) para ajudar na ressocialização dos presidiários.

A entidade vai disponibilizar instrumentos e um músico que vai ministrar as oficinas. Já a Direção do Presídio selecionará os participantes, oferecerá trsnsporte e estrutura física para a realização das oficinas.

1. Titulo: PROJETO TOCANDO A LIBERDADE

2. Objetivos:

Ø Promover oficinas de música (violão e teclado);
Ø Proporcionar através do estudo da música, as noções básicas para se tocar os instrumentos;
Ø Melhorar o nível intelectual dos participantes;
Ø Revelar e valorizar talentos musicais dentro do ambiente carcerário;
Ø Promover a ressocialização e a reeintegração social dos reeducandos atendidos pelo projeto.

3. Ações a serem desenvolvidas:

Ø Aulas teóricas;

Ø Aulas práticas;

Ø Apresentações.


4. Pessoas que serão beneficiadas em números: Todos os custodiados que tenham habilidade e interesse pela música, selecionados pela direção do IAPEN.

5. Justificativa: O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sinteac, além da luta política em defesa dos Trabalhadores em Educação, tem se dedicado à promoção de outras atividades que ajudam a população Taraucaense: esporte, música e eventos culturais. Durante a participação do Fórum sobre Educação nas Prisões, a diretoria colocou a entidade à disposição para colaborar com o processo de ressocialização dos custodiados da Penitenciaria Moacir Prado neste município. A partir daí firmou-se uma parceria com IAPEN para a Execução do projeto “TOCANDO A LIBERDADE”, cujo objetivo principal é promover oficinas de música (violão e teclado) aos reeducandos, uma vez que esse projeto tem a música como instrumento de socialização, interação e inclusão social dos detentos, podendo ainda resgatar a cidadania e auto-estima de todos os envolvidos no sistema carcerário. Muitos detentos, bem que gostariam de aprender tocar um instrumento. O que falta é oportunidade.
O nosso projeto se propõe a ocupar o tempo das pessoas que cometeram um delito, e foram submetidos á aplicação de penas privativas de liberdade. Pretende-se também e, principalmente, revelar os talentos que poderão despertar a partir da implantação do projeto dentro do cárcere.

          7. Metodologia:

           Planejamento;
           Inscrições;
           Lançamento do projeto
           Aulas teóricas e práticas.
           Apresentações.

8.TEMPO DE EXECUÇÃO:
03 (TRÊS) MESES PARA AULA DE VIOLÃO
03 (TRÊS) MESES PARA AULA DE TECLADO


9. Cronograma :


Lançamento: 27/05/2011- sexta feira
1ª Etapa: aulas de violão (quatro horas semanais)
Início das aulas: 31/05/2011- terça feira (das 14:30 as 16:30)
Conclusão da 1ª etapa: 30/08/2011- terça feira
2ª Etapa: aulas de teclado (quatro horas semanais)
Início das aulas: 01/09/2011- quinta feira (das 14:30 as 16:30)
Conclusão da 2ª etapa: 29/11/2011- quinta feira


Realização:
Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadores em Educação do Acre – Tarauacá - CGC: 04.125.191/0001-79
Unidade Penitenciária Moacir Prado
Endereço: Rua Epaminondas Jácomes 281, Centro - Fone/fax (68)3462-1629
Email - sinteactka@gmail.com
Página na internet: http://sinteactk.blogspot.com/

   

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem