Secretaria de Estado de Educação divulga calendário escolar

daniel_zem_50
Secretário de Educação Daniel Zen apresenta calendário escolar e nomes da nova diretoria da SEE

O secretário de Estado de Educação, Daniel Zen, realizou ontem reunião com os diretores das escolas da rede estadual para apresentar o calendário escolar 2011 e os nomes que compõem a nova diretoria da SEE e propor um diálogo mais extenso entre gestores e comunidade escolar.
De acordo com o secretário, a reunião socializou os planos de ações a serem desenvolvidos no início da nova gestão. “O desafio dessa etapa é dar um salto na qualidade educacional, que só poderá ser conquistado a partir do pacto entre os profissionais da educação, alunos, comunidade e instituições que envolvem a cultura, a tecnologia e a comunicação”, revela Daniel Zen.
A renovação da matrícula dos alunos da rede pública de ensino do Acre começa na próxima segunda-feira, 10, e vai até a sexta-feira, 14. Para efetivar a renovação, os pais ou responsáveis por estudantes devem comparecer às escolas e apresentar uma declaração ou histórico escolar que comprove o grau de escolaridade do filho, além de comprovante de endereço, cópia da certidão de nascimento ou RG.
A matrícula para os alunos que vão iniciar este ano na rede pública de ensino será realizada entre os dias 17 e 21 próximos. O número de vagas disponíveis será fornecido após a divulgação do número de matriculados. Em 2010, foram 237 mil alunos matriculados na rede pública, de acordo com dados do Censo Escolar. Para 2011 a estimativa é de que esse número chegue a 243 mil.
Durante o encontro, o secretário anunciou ainda a criação da Diretoria de Inovação, que será dirigida pelo professor Marco Antônio Brandão. “Esta é uma diretoria que busca construir alternativas para solucionar algumas práticas que não deram certo no ambiente escolar. Não temos a intenção de reinventar a roda, a nossa proposta é dar continuidade à relação humanística entre os profissionais da Educação”, informou Brandão.
Vagas para pessoas que estão fora da escola - Para alunos em distorção idade/série, a Secretaria de Estado de Educação realiza programas escolares que diminuem essas irregularidades, como o Poronga Fundamental e Médio.  Por meio do Poronga Fundamental são atendidos cerca de 3.800 alunos.  Já para o Programa Especial de Ensino Médio (PEEM/Poronga), a disponibilidade é de mais de 2 mil vagas em todo o Estado.
Existe ainda o programa É Tempo de Aprender, que atende alunos na educação infantil, de 1ª à 4ª série. A expectativa é que cerca de 3 mil alunos sejam atendidos em 2011.
Para a Educação de Jovens e Adultos, a SEE disponibiliza em Rio Branco 50 unidades de ensino para atender adolescentes a partir de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, e a partir de 18, aos que não concluíram o Ensino Médio. Em 2010, a EJA atendeu 18 mil estudantes, a estimativa para este ano é de que contemple aproximadamente 20 mil.
Calendário da zona rural tem datas de acordo com suas necessidades - Na zona rural as matrículas já estão abertas e não têm prazo para o término. De acordo com a coordenadora do Ensino Rural, Francisca das Chagas, essa é uma tentativa de facilitar o acesso às famílias que moram em comunidades de difícil acesso, em que muitos demoram dias para chegar até a escola.

Em 2010, o Ensino Rural atendeu 37.849 alunos. Para 2011, a estimativa é de mais de 40 mil atendimentos em comunidades de difícil acesso, tendo a possibilidade de realizar atendimento domiciliar para crianças que não possuem disponibilidade de acesso até a escola mais próxima de casa. (Assessoria SEE)
Sinteac

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem