segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Professores concluem especialização em novas tecnologias

Especialização atendeu  profissionais de 21 municípios 
O advento de novas tecnologias, em todas as áreas, é um tema amplamente abordado. No entanto, percebe-se certa defasagem dessa abordagem nos ambientes escolares, possivelmente gerada pela dificuldade que os professores têm em trabalhar de forma interdisciplinar e contextualizada, associando tais tecnologias aos componentes curriculares. O curso Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação foi concebido com o objetivo de preencher essa lacuna, capacitando professores e demais profissionais da educação para que utilizem, de maneira crítica e criativa, novas tecnologias como ferramenta pedagógica.
Para garantir profissionais capacitados nesta área, o Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e prefeituras de 21 municípios realizaram o Curso de Especialização em Tecnologias na Educação. A culminância dos trabalhos, que teve início em agosto de 2009, aconteceu nesta quinta-feira, 25, no polo da UNB, em Cruzeiro do Sul, com a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos docentes da rede pública estadual e municipal de ensino. LEIA MAIS AQUI.

Fonte: Blog do Eurico

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Bingão e Confraternização dos Trabalhadores em Educação transferidos para dia 18 de dezembro


A Diretoria do Sinteac prepara a grande festa de final de ano dos Trabalhadores em Educação associados da entidade.
Dia 18 de dezembro (sábado) serão realizadas várias atividades culturais, com muita música ao vivo, banho de piscinas, um grande churrasco e o tradicional Bingão do Sinteac com valiosas prendas.
O Presidente José Eurico afirma que a entidade vai aproveitar a festa para comemorar todas as conquistas dos trabalhadores em 2010.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

FORMATURA DO PEEM EM TARAUACÁ

Uma noite de muita alegria para os concludentes do PEEM PORONGA do município de Tarauacá. Dia 17 de Novembro 2010, na Maçonaria, realizou-se a Formatura do PEEM- Programa Especial do Ensino Médio. O Peem Poronga é um programa educacional que busca oportunizar aos alunos, que durante sua trajetória escolar, não conseguiram concluir o ensino médio no formato regular.
A Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista formou 150 alunos. Estavam presentes no evento além dos alunos, a Coordenadora Estadual do Programa- profª Madayr, Assessores, Imprensa, Coordenadora Geral do Núcleo- Francisca Aragão Leite, Vice-prefeita - Marilete Vitorino, Presidente do SINTEAC- José Eurico, professores e familiares dos alunos.


Conquistas do PEEM
Em 2006, o PEEM/Poronga formou suas primeiras turmas. De lá, até hoje, já formou 5.304 jovens e adultos. Durante o mês de novembro estará formando 802 alunos nos municípios de Sena Madureira, Epitaciolândia, Tarauacá, Feijó e Cruzeiro do Sul. Além de ter qualificado 1,5 mil professores para trabalhar no programa.
O Programa Especial do Ensino Médio foi criado em 2005 pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o objetivo de corrigir a distorção entre a idade e a série dos alunos da rede pública de ensino. 















Parabéns a todos os concludentes!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Bingão do Sinteac será realizado dia 4 de dezembro com grande festa


A Diretoria do Sinteac prepara a grande festa de final de ano dos Trabalhadores em Educação associados da entidade.
Dia 4 de dezembro serão realizadas várias atividades culturais, com muita música ao vivo, banho de piscinas, um grande churrasco e o tradicional Bingão do Sinteac com valiosas prendas.
O Presidente José Eurico afirma que a entidade vai aproveitar a festa para comemorar todas as conquistas dos trabalhadores em 2010.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vai Fechar: Servidores da Creche de Tarauacá estão sem receber salários há seis meses e diretora diz que instituição vai fechar suas portas.


Equipe sem condições de trabalhar

A Creche Criança Feliz em Tarauacá, mantida pela Prefeitura, pode fechar suas portas no próximo dia 30 de novembro. A informação é da Diretora da Instituição Professora Francisca Rodrigues. 

Segundo a diretora a situação é caótica pois mais de 30 servidores dos 45 lotados na creche, estão com salários atrasados há seis meses (meio ano). Desses, 16 já pararam de trabalhar e 17, ainda sonham em receber seus vencimentos.

"Se ninguém tomar providências nós vamos parar no próximo dia 30 pois, não sou irresponsável e  não vou arriscar em funcionar a instituição nas atuais condições que se encontra. É um risco para as crianças e eu tenho um nome a zelar"  Desabafou a diretora. A Creche atende cerca de 240 crianças.

Conversei com o Presidente da Câmara Vereador Valdor do Ó pra saber se a instituição estaria intermediar uma saída para o problema junto ao prefeito Wando. Ele me disse que estava tentando conversar com o prefeito sobre o assunto. 

O Vereador Luiz Meleiro também entrou na discussão e exige uma saída para o problema, disse que essa situação é vergonhosa e a Câmara deve tomar um posicionamento duro em relação a esse absurdo. 

O Presidente do Sinteac  José Eurico também se disse preocupado com a situação e se as coisas não mudarem e vai acionar o MP.

fonte: blog do accioly

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PEEJA - Planejamento Estratégico de Educação de Jovens e Adultos


No dia 22 de setembro, no CEDUP, realizou-se um encontro com a Consultora de Campo -Fabiana de Carvalho Pereira e atores convidados: Secretário Municipal de Educação, Gestor Local- responsável pelo Programa Brasil Alfabetizado - PBA, Coordenadores do PBA, Coordenador Estadual de AJA/EJA, Coordenador Municipal de AJA/EJA e Representante do Núcleo Estadual de Educação, para orientações na elaboração do Plano Estratégico para a Educação de Jovens e Adultos – PEEJA, a ser elaborado/implantado pelos municípios prioritários.

Fonte: NeducTk

domingo, 7 de novembro de 2010

Lei de Gestão Municipal vai mudar: comunidades escolares, poderes públicos e sindicato promovem debate importante.


O Seminário realizado na última sexta feira (5/11), cumpriu um importante e decisivo papel no debate sobre as modificações que deverão ser promovidas na Lei de Gestão da Rede Municipal de Educação em Tarauacá.
Um encontro bastante representativo, com participação de membros todas as comunidades escolares, Câmara de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação e Sinteac.
As propostas aprovadas serão encaminhadas ao parlamento municipal como sugestões para modificação na atual Lei de Gestão. Muitos temas polêmicos geraram um grande e saudável debate durante o encontro
As principais mudanças sugeridas serão publicadas brevemente aqui neste blog.


Inscrições 

Café da Manhã 

abertura 

Saudação dos diretores 

Saudação da Câmara Municipal 

A opinião da Secretaria de Educação 

Representantes de escolas 

Comunidades escolares 

Atenção aos debates 

Participação importante 

Comunidades escolares presentes

Secretaria Ciméia Bayma 

Presidente Eurico