sábado, 31 de julho de 2010

Sinteac homenageia Trabalhadores em Educação finalistas do Prêmio Estadual de Gestão 2010.

Escolas Rosaura e Tupanir são homenagesdas

Um ato solene e um coquetel realizados na noite de sexta feira, 30 de julho, foi a maneira encontrada pela nossa diretoria para homenagear os Trabalhadores Em Educação das Escolas Tupanir Gaudêncio e Rosaura Mourão finalistas do Prêmio Estadual 2010.
Foi uma noite especial com a presença das comunidades escolares das duas escolas, autoridades, dirigentes do sindicato e gestores de escolas.
A direção entregou certificados de honra ao mérito para as escolas e desejou boa sorte na final do prêmio que acontecerá em Rio Branco no próximo dia 5 de agosto.
Um momento especial e emocionante foi a apresentação de duas crianças que são alunos da escolinha de música do Sinteac. O público presente aplaudiu a apresentação dos garotos.
Dirigentes do Sinteac se preparam para acompanhar as duas escolar em rio Branco na grande final.


Em breve mais imagens do evento

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sinteac vai homenagear as duas Escolas de Tarauacá, finalistas do Prêmio Estadual de Gestão 2010.

Professora Raimunda Magda: Escola Rosaura Mourão

Professora Raimunda Rocha: Escola Tupanir Galdêncio

O nosso sindicato realizará nesta sexta feira, às 19 horas, um coquetel de confraternização para homenagear as comunidades escolares das Escolas Rosaura Mourão da Rocha e Tupanir Galdêncio da Costa. As duas escolas são finalistas do Prêmio Estadual de Gestão e que vão representar nosso município em Rio Branco no próximo dia 5 de agosto, no evento que vai apontar as escolas vencedoras.
A diretoria da entidade decidiu realizar uma programação em homenagem às duas escolas e fazer o reconhecimento público dessa vitória do município na área de educação. Além das comunidades escolares, o sindicato também está convidando algumas autoridades do município e as equipes gestoras de todas as escolas das redes estadual e municipal de ensino.
A Direção do Sinteac estará também designando dirigentes para acompanharem as duas escolas na fase final do Prêmio no dia 5 de agosto em Rio Branco.

Meninas têm mais chances de alcançar bom desempenho escolar


Segundo pesquisa inédita do Projeto Atenção Brasil, explicação está na habilidade social e melhor índice de saúde mental delas

Pela primeira vez, a saúde mental da população infanto-juvenil brasileira foi avaliada por um estudo científico. Pesquisadores do Projeto Atenção Brasil analisaram o comportamento de meninos e meninas de diferentes Estados do País e concluíram que as estudantes do sexo feminino têm 59% a mais de chance de alcançar um desempenho escolar acima da média do que os do sexo masculino.
Segundo eles, a explicação está no comportamento e na forma como ambos lidam com as emoções. As meninas apresentam melhores índices de saúde mental. O estudo comprovou que meninos estão mais sujeitos a dificuldades emocionais, problemas de conduta e de habilidade social. Os menores índices de saúde mental deles aumentam em 70% os riscos de baixo desempenho escolar.
Leia mais AQUI
Fonte: iG | 27/07/2010

Analfabetismo atinge 3 milhões de jovens trabalhadores rurais


Número representa 40% dos trabalhadores do campo com idade entre 16 e 32 anos

Cerca de 40% das pessoas entre 16 e 32 anos que moram e trabalham no campo são analfabetas. O analfabetismo atinge 3 milhões dos quase 8 milhões de trabalhadores rurais do país nesta faixa etária, de acordo com a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura(Contag), Maria Elenice Anastácio. Se forem considerados os habitantes de pequenas cidades que sobrevivem da economia rural, os números podem ser ainda mais preocupantes.

Fonte: Agência Brasil | 27/07/2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

ESCOLA FINALISTA.

ROSAURA NA FINAL DO PRÊMIO DE GESTÃO: Entrevista com a Diretora Raimunda Magda


Escola de Ensino Fundamental “Rosaura Mourão da Rocha” foi fundada no dia 26 de Setembro de 1985. No mandato do então Governador Nabor Teles da Rocha Júnior, que recebeu este nome em homenagem a sua progenitora. Está localizada à Rua João de Paiva Nº 800 no Bairro Senador Pompeu. A equipe gestora atual é composta pela Professora Raimunda Magda Guimarães Ferreira - gestora, Gilcélia da Silva Oliveira - Coordenadora Administrativa, Professora Vânia Lúcia Melo monteiro - Coordenadora de Ensino, Professora Maria Luzanira Matias Correia, Braz Lanius e Maria Caire Maia Veras - coordenadores de turno. A escola em 2003 foi reformada contando atualmente com 11 salas de aula, 01 sala de multimeios, 01 laboratório de informática, 01 sala de secretaria, 01 sala de professores, 01 sala de coordenação, 01 sala de diretoria, 01 cantina, 01 refeitório, 01 depósito de merenda e 01 almoxarifado.

Entrevista com a Diretora Professora Magda Guimarães

Diretora Raimunda Magda

BLOG - Como você e a comunidade escolar da Rosaura receberam a notícia de que são finalistas do Prêmio de Gestão 2010?

MAGDA - Ficamos felizes e empolgados com o reconhecimento do nosso trabalho. De imediato, comunicamos aos alunos e aos servidores e, na audiência pública, informamos aos pais. Todos querem participar e ir à Rio Branco. Só lamentamos o número reduzido de vagas mas, procuramos dividir entre todos os segmentos que vão representar a escola.



BLOG - Quais os principais pontos do projeto apresentado pela escola?
           
MAGDA – Destacamos primeiramente a nossa equipe gestora, coordenadores pedagógicos, professores, funcionários e famílias que são atuantes e inovadores e realizam um trabalho integrado.
Destacamos, ainda. a Formações Continuadas, Grupos de Estudos para os profissionais da escola, elevação da autoestima de toda comunidade escolar, equipe gestora descentralizadora e dinâmica, bons professores, senso de missão, ênfase na aprendizagem, expectativas elevadas, tempo, presença e exemplo, transparência, ambiente agradável, instalações físicas preservadas, participação da comunidade e avaliação, implantação da metodologia do PDE – escola para direcionar as metas a serem atingidas, nosso Projeto de Memórias, vivenciando a arte de ler e escrever com o objetivo de levar os alunos a conhecerem as estratégias de leitura e de escrita, e conseqüentemente ler e escrever com compreensão e competência, monitoramento da freqüência dos alunos, visitas às residências dos alunos e, finalmente, o trabalho do Conselho de Classe.



BLOG - Quem é Raimunda Magda Guimarães?

MAGDA – Professora Pedagoga com especialização em alfabetização, há 18 anos na mesma escola atuando em sala de aula, coordenação, vice-direção e atualmente gestora. Nossa preocupação é fazer um trabalho que envolva toda comunidade escolar, estimulando servidores, alunos, professores e pais, na tentativa de conseguir os melhores resultados no ensino aprendizagem, procurando garantir o que preconiza a legislação e nosso Projeto Político Pedagógico.



BLOG - Como você define a comunidade escolar da Rosaura?

MAGDA - Comunidade empenhada em realizar um bom trabalho e isso só é possível porque procuramos estar sempre em sintonia. O sucesso só será alcançado se todos conhecerem objetivos e metas a serem atingidos pela escola.


BLOG - Como está a preparação da comunidade para participar da finalíssima em Rio Branco?

MAGDA - Ansiosos. Fizemos um levantamento das pessoas que querem ir e como as vagas são poucas realizamos um sorteio. Todos os segmentos estão contemplados.    

domingo, 25 de julho de 2010

CONSELHO DELIBERATIVO DO SINTEAC REÚNE MEMBROS PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS E DEBATE DE PROBLEMAS

 Conselho Deliberativo(representantes dos núcleos municipais)
O Conselho Deliberativo do SINTEAC, instância intermediária da entidade entre a Assembléia Geral e a diretoria, sendo superior a esta e a composição de todos os presidentes dos Núcleos Municipais mais a diretoria do SINTEAC, reuniu-se no período de 22 a 24/07/2010, para orientação das diretrizes  de elaboração do PCCR, de tabelas com recursos do FUNDEB e repasses próprios do município e informes das databases dos municípios.Também foi discutida a Elaboração de Propostas para apresentação aos candidatos a governo do Estado do Acre, pois nesse momento importante é bom conhecermos as propostas do próximo governo para os trabalhadores em educação e para a Educação Estadual nos próximos quatro anos.
João Maciel(diretoria de Rio Branco), Valdenízio(Cruzeiro do Sul), Jaiko(Rodrigue Alves) e diretores de Rio Branco
 No encontro também foi discutido os problemas sobre a VDP( questionamento de valores, pagamento a professores rurais, professores permutados, coordenadores, etc). O representante da Comissão de Negociação do Governo de Estado, Francisco Nepomuceno(Carioca),  recebeu o Conselho Deliberativo onde foram colocados esses e outros problemas relacionados a database estadual deste ano.
Carioca disse desconhecer esses problemas e agendou  uma reunião para segunda feira(26.07.2010)com Representantes da Secretaria Estadual de Educação, Folha de Pagamento e Sinteac para resolver os problemas relacionados a VDP.
Francisco Nepomuceno(Carioca) e João Maciel
Entre outras atribuições, ao Conselho Deliberativo compete deliberar sobre a política geral de administração da Entidade, seus planos de benefícios, orçamento anual e suas alterações e planos de aplicação do patrimônio.
João Sandim(Presidente do Sinteac Estadual em exercício)
O professor João Sandim agora assumiu a presidência do Sinteac estadual, pois Manoel Lima, reeleito este ano afastou-se da presidência do sindicato e está concorrendo a uma vaga na Assembleia Legislativa.
Conselho Deliberativo(Representantes do Vale do Juruá)
Os rofessores José Eurico(presidente) e João Maciel(tesoureiro e também membro da direção estadual) foram representando o sinteac de Tarauacá.
Professor Eurico(Presidente do Sinteac de Tarauacá) e  presidentes de Núcleo do Sinteac de outros municípios.

ESCOLA TUPANIR GALDÊNCIO: Comunidade escolar vai representar Tarauacá no Prêmio Estadual de Gestão.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Prof. Tupani Galdêncio da Costa  
O Prêmio Estadual de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência nacional, de estabelecimentos que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão.
professora Terezinha Moraes
O Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, contempla as escolas vencedoras com uma quantia de 22.500 reais, divididos da seguinte forma:
1º Lugar: R$ 10.000,00 e uma viagem de intercâmbio nos Estados Unidos para o gestor;
2º Lugar: R$ 7.500,00;
3º Lugar: R$ 5.000,00.
Além desta premiação, o Governo do Estado do Acre, através da SEE, contempla os funcionários com um abono salarial de 20% no mês subsequente ao evento para a escola campeã. "Os funcionários sentiram-se mais valorizados. Com isso, mostraram-se mais acessíveis e dispostos para as atividades escolares como o planejamento", explica a gestora da escola Luiza Batista, Maria Lucia dos Santos, vencedora da última edição do prêmio.
A final acontece no próximo dia 6 de agosto em Rio Branco.
Raimunda Rocha(diretora)
A Escola Tupanir Galdêncio da Costa é uma das escolas finalistas do prêmio de gestão escolar pela 2ª vez consecutiva. O blog do professor Accioly entrevistou a Pofessora Raimunda Rocha, gestora da escola .
Leia a entrevista da diretora Raimunda Rocha AQUI


 Raimunda Rocha(diretora)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Escola Plácido de Castro: Vamos climatizar nossas salas de aula.


6 aparelhos já estão quitados

No período do verão o calor intenso faz com que as nossas salas de aula fiquem muito quentes, o que prejudica o rendimento de professores e alunos. É um sofrimento para todos.
Pensando nisso, nossa comunidade escolar se planejou e se mobilizou para arrecadar fundos com o objetivo de comprar e instalar aparelhos de ar condicionado nas salas de aulas.
Realizamos nossa festa caipira que nos rendeu um lucro de R$ 6.479,00, juntamos com recursos do PDDE, FNDE, já compramos 6 aparelhos e nossa meta é chegarmos a um total de 10 ar condicionados.

fonte: blog do Plácido de Castro

Dirigentes vão a Rio Branco participar do encontro do Conselho de Representantes do Sinteac

José Eurico Presidente

João Maciel - Diretoria Estadual
O Conselho de Representantes é composto por todos os Presidentes de Núcleos e mais os membros da diretoria estadual do Sinteac. O encontro acontece quinta e sexta feira (22 e 23/07) e vai debater a atuação na entidade em nível estadual.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR REÚNE PARA DISCUTIR DENÚNCIA DE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES

Membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Tarauacá - CAETK

Aconteceu nesta segunda feira (19) a reunião do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Tarauacá – CAETK no auditório do SINTEAC. O Conselho foi convocado pelo Presidente Eurico Paz para a apreciação da proposta do regimento interno do CAE e os trabalhos do CAETK para o ano de 2010.  A reunião serviu também para discutir sobre as denúncias de merenda vencida fornecida as escolas, fornecimento de peixe que não seria apropriado para o as crianças consumirem (pelo fato de ter bastante espinha), alguns problemas relacionados aos recursos da merenda escolar, como  denúncia de possíveis irregularidades dos fornecedores e principalmente falta de informações do Setor Financeiros e da Comissão de licitação da Merenda. 
 O Conselho optou por notificar a Secretária Municipal de Educação pela falta de informações, assim como também das denúncias e se até quarta feira(28.07.2010) não tiver as informações solicitadas haverá possíveis complicações para o Executivo.
Para informações  sobre os recursos destinados para a merenda da eduação municipal nos últimos quatro meses para o muncípio de Tarauacá é só acessar o link abaixo no Portal da Transparência:
http://ac.transparencia.gov.br/Tarauac%C3%A1/receitas/por-area/acoes-por-mes?exercicio=2010&funcao=12&acao=8744

domingo, 18 de julho de 2010

Sinteac na organização do Festival Cultural "Toca Raul'

TUDO PRONTO: FESTIVAL "TOCA RAUL' ACONTECE HOJE EM TARAUACÁ


A Rádio Comunitária Nova Era FM em parceria com o Sinteac, UJS e Músicos da cidade, promovem hoje um dos festivais mais esperados dos últimos tempos em Tarauacá. É o Festival "Toca Raul" em homenagem ao irreverente Raul Seixas. 



Raul deixou uma obra musical de valor inigualável e que precisa ser lembrada por quem já conhece, preservada e divulgada para as novas gerações.


O Festival começa as 15 horas deste domingo e será realizado no Clube do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sinteac com entrada franca. 


Durante um mês as bandas se reuniram para ensaias juntamente com os cantores e cantoras da cidade. Vai ser um dia especial para a nossa música.

fonte: blog do accioly

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ESCOLAS ROSAURA MOURÃO E TUPANIR GALDÊNCIO NA FINAL DO PRÊMIO DE GESTÃO ESCOLAR 2010.

[ROSAURA+MOURÃO.jpg]

A Secretaria de Estado de Educação divulgou na manhã desta quarta-feira, 14, os nomes das escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar 2009/10. Pela primeira vez na história do evento, as escolas do interior do Estado são maioria entre as finalistas. Das dez escolas que concorrerão ao prêmio, apenas quatro são da capital.

Os projetos enviados pelas instituições foram avaliados por uma banca examinadora composta por representantes da Secretaria de Estado de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Colegiado de Diretores de Escolas Públicas Estaduais (Codep), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac) e do Sindicato dos Professores Licenciados (Sinplac).

Para a instituição concorrer ao Prêmio Estadual de Gestão Escolar é necessário que a escola faça uma autoavaliação compreendendo aspectos como gestão de pessoas, atuação no conselho escolar, integração com a comunidade, participação da comunidade escolar na elaboração das práticas pedagógicas e outros fatores. Por reunir todas essas qualidades, a última campeã estadual, a Escola Luiza Batista, localizada no Conjunto Esperança, em Rio Branco, ficou entre as seis finalistas do Prêmio Nacional.

O governo, através da Secretaria de Estado de Educação, contempla as escolas vencedoras com uma quantia de R$ 22.500, divididos da seguinte forma: 1º Lugar: R$ 10.000 e uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos para o gestor; 2º Lugar: R$ 7.500 e a terceira colocada, R$ 5.000.

Além dessa premiação, o Governo do Estado do Acre, através da SEE, contempla os funcionários da escola campeã com um abono salarial de 20% no mês subsequente.

A melhor gestão de 2009/10 será conhecida em cerimônia a ser realizada no Teatro Plácido de Castro dia 6 de agosto.

CLIQUE PARA AMPLIAR

terça-feira, 13 de julho de 2010

Portal do Professor

O Portal do Professor é um espaço para troca de experiências entre professores do ensino fundamental e médio. É um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores.
O conteúdo do portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos. Nele, o professor poderá preparar a aula, ficará informado sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

 

Aluno com 6 anos em 2010 poderá entrar no fundamental

A regra só vale para crianças que tiverem cursado dois anos de pré-escola
 O CNE (Conselho Nacional de Educação) decidiu permitir em 2011 a matrícula no 1.º ano do ensino fundamental de crianças que completam 6 anos até 31 de dezembro. A regra só vale para aquelas que tiverem cursado dois anos de pré-escola.
O presidente da Câmara da Educação Básica do Conselho, Francisco Apareciso Cordão, disse o perídodo de transição foi extendido por mais um ano "porque muitas crianças muitas crianças com dois anos de pré-escola ainda não teriam atingido a idade para entrar no 1.º ano".
Em janeiro, o CNE havia aprovado uma resolução que orientava as redes de ensino pública e particular do país a adotar a partir de 2010 a data 31 de março como limite, mas acabou abrindo uma exceção este ano, considerado um período de transição. Cordão acredita que como neste ano a maioria das pré-escolas também passou a adotar o corte em 31 de março - são matriculadas crianças com 4 anos completos até essa data -, a transição será completa em 2012.
Cesar Callegari, membro do CNE,  disse que "a data não mudou. Apenas consideramos oportuno estender as medidas já adotadas em 2010 para o ano de 2011. Segundo ele, "a resolução foi apenas reeditada para servir também para o ano que vem".
Para entrar em vigor, o texto deverá ser homologado pelo ministro da educação, Fernando Haddad.
Fonte: noticias.r7.com