quarta-feira, 30 de junho de 2010

ESCLARECIMENTOS SOBRE O PAGAMENTO DA VDP

o dirigente do Sinteac de Tarauacá professor joão Maciel em conversa hoje com o repreeentate da SEE professor Jean Mauro esclareceu que:
  • o pagamento do percentual de 50% ( cinquenta porcento) da VDP, irá acontecer na proxima semana em folha suplementar;
  • que este é  para todos os profesoores da rede estadual que estão em sala de aula e que preencheram e enviaram seus formularios de avalialiação até o meio dia de hoje 30.06.2010;
  • que os gestores só iram receber no pagamento de julho;
  • que os funcionarios permanentes que ministram aulas nos programas receberão normalmente, assim tenham preenchido os formularios de avaliação; 

terça-feira, 29 de junho de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

ENTREVISTA ESPECIAL



Blog Cidade em Notícias entrevistou o Professor Raimundo Accioly. Accioly como é conhecido por todos, tem 44 anos, é casado com a Professora Hevania e pai do Giovanni e da Janaínna.
Professor, sindicalista, líder comunitário, ativista cultural, desportista, radialista são algumas das atividades que Accioly desenvolve atualmente em Tarauacá.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Accioly a gente percebe que você é um cara muito apegado à família. O que você acha do papel da família?

ACCIOLY – Pra mim família é o maior bem que uma pessoa pode ter. Minha mãe criou eu e mais quatro irmãos com salário de professora e 3 dos meus irmãos, atualmente, também são professores. Quanto à família que constitui, minha esposa e meus filhos, procuro cuidar deles com a maior dedicação que minhas forças permitem para poder ser um bom marido e um bom pai. Sou casado com a mesma mulher há mais de 20 anos, tenho dois filhos maravilhosos e prezo muito a fidelidade à todos. Ser fiel à família não se resume apenas em não trair a esposa e sim ser honesto no tratamento ás questões referentes à vida. De nada adianta ser fiel com família e ser infiel com sociedade, ou, vice versa.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Que dificuldades você encontrou na sua vida até se tornar a liderança que você é hoje?

ACCIOLY – Olha Salles eu sou um cara de origem humilde como a maioria do nosso povo e as dificuldades foram muitas. Minha mãe sempre primou pelos meus estudos. Como você sabe, eu não tive acompanhamento de um pai durante o desenvolvimento da minha vida. Na minha Juventude enquanto eu estudava ao mesmo tempo procurava uma ocupação. Trabalhei por muito tempo em olaria fabricando tijolos manuais, consertei bicicletas, fui balconista, carreguei carga no antigo aeroporto e outras atividades, até passar a trabalhar como professor na Escola Almirante Barroso (Ipepaconha) em 1985. O estudo me abriu caminhos para ser o que sou atualmente.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Você é um cara religioso?

ACCIOLY- Em minha opinião a religiosidade de alguém não está estampada numa placa, na entrada de um templo, e, nem tão pouco, no seu jeito de se vestir, andar com uma bíblia debaixo do braço rezando o tempo todo e nem mesmo abdicando dos prazeres que a vida oferece. A religiosidade de uma pessoa está nas suas ações concretas do dia-a-dia em favor dos que mais precisam. Deus está dentro de cada um e muitos ainda não perceberam isso. A religião é pra unir as pessoas e não separá-las. Vou ao templo da igreja católica sempre que posso e lá encontro pessoas manifestando sua fé. A fé das pessoas é um bem que ninguém tira.


CIDADE EM NOTÍCIAS – Como você avalia sua gestão frente ao Sinteac em que construiu um patrimônio invejável para Trabalhadores em Educação de Tarauacá associados ao sindicato?

ACCIOLY – Quando eu entrei na gestão do Sinteac havia apenas uma sala, um armário, algumas pastas, uma mesa e algumas cadeiras. O sindicato hoje conta com uma estrutura, de fato, invejável. Não há segredo em gerir recursos em benefício daqueles que contribuem. Basta ser honesto, ter boas idéias e procurar investir com inteligência. O maior patrimônio não é o sindicato e sim os contribuintes. No caso do Sinteac são os sócios e as sócias. É em favor dele que a gente deve trabalhar. Entretanto, não há orgulho maior para um dirigente que vê essa categoria consciente, unida e mobilizada. O Sinteac tem força política no município graças à seriedade de seus dirigentes e a unidade da categoria.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Como foi que você transformou a pequena Associação de Moradores da Cohab numa entidade tão influente a ponto de Receber uma Rádio Comunitária, Um Centro cultural, Uma praça para o Bairro, a maioria das Ruas do Bairro pavimentadas e agora o Ponto de Cultura?

ACCIOLY – Essas conquistas da nossa comunidade através da associação são fruto de uma boa gestão. O Fato de ser uma entidade sem fins lucrativos, não impede que você busque fontes de recursos através de elaboração de bons projetos. Tudo que você citou de conquistas são frutos de projetos, pesquisas, articulações políticas e muita dedicação da nossa parte. Um líder comunitário precisa ter essa consciência e essa capacidade.

CIDADE EM NOTÍCIAS – O que falta no bairro da Cohab?

ACCIOLY – Falta quase tudo. Saneamento Básico, iluminação pública, esgotamento sanitário, espaços de lazer, empregos para a comunidade, pavimentação de ruas. São os problemas comuns a todos os bairros.

CIDADE EM NOTÍCIAS – A instalação da rádio Nova Era FM foi a realização de um sonho?

ACCIOLY – A Rádio Comunitária já se tornou um patrimônio cultural do povo de Tarauacá e ela está realizando sonhos de todos em somar todas as vozes do povo de nossa cidade.

CIDADE EM NOTÍCIAS – E o Programa Terminal Comunitário?

ACCIOLY – O programa foi criado para ser a voz daqueles que, até então, não tinham voz e Isso fez com que se tornasse o programa de maior audiência na cidade. Tento ser justo, amplo e verdadeiro e essa forma creio que agrada a maioria dos ouvintes. Apesar de alguns percalços, a audiência e a vida continuam.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Como está a sua relação com o prefeito Vando, já que antes dele ser prefeito vocês eram amigos, e o que você acha da administração dele?

ACCIOLY – Minha relação com o Vando inexiste em todos os aspectos. Tenho muitas divergências com a sua forma de governar. O Vando entrou na política, sonhou em ser eleito em um cargo importante e, quando se elegeu, não deu conta. Optou pelo conservadorismo, abandonou o povo e tratou de cuidar do seu próprio umbigo. Não tenho nada contra cada pessoa construir seu patrimônio pessoal, mas tudo tem limite. Vando poderia ter se tornado um bom prefeito, unindo o povo em torno de um projeto de desenvolvimento para o município e quem sabe despontar para a política em outros níveis. Mas, infelizmente, ele preferiu trilhar outros caminhos.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Accioly se você tivesse se candidatado na ultima eleição hoje com certeza você seria vereador, porém, muitas pessoas falam que na próxima eleição você deveria se candidatar a prefeito da cidade. O que você acha disso tudo?

ACCIOLY – Realmente, muitas pessoas me abordam diariamente sobre esse assunto. Não tenho essas pretensões. Não faço o que eu faço, pensando em me eleger a algum cargo político. Acho que cada cidadão, além das atividades normais do dia a dia que é comum a cada um, deveria assumir uma atividade voluntária e solidária. Eu acho que minha contribuição atual para nossa sociedade é importante. Sou militante do PCdoB e meu partido tem bons nomes e boas idéias para Tarauacá. O povo de Tarauacá perdeu muito em não eleger Chagas Batista na última eleição. Isso é um fato. Tarauacá não precisa só de um novo prefeito e sim de uma nova visão de administração pública e relação com o povo.

CIDADE EM NOTÍCIAS – E a eleição desse ano para o governo do Acre?

ACCIOLY – Um bom momento para sabermos a força da oposição e também para sabermos se a Frente Popular realmente é popular. Minha chapa já está definida.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Pra encerrar, deixe uma mensagem aos leitores no blog Cidade em Notícias.

ACCIOLY – Olha meu caro F. Salles, agradeço por essa iniciativa. A você e aos seus leitores um abraço e que a gente nunca deve desistir de lutar por dias melhores. Eles virão com certeza. Parabéns pelo blog e um abraço.

f.salles10@hotmail.com

sexta-feira, 25 de junho de 2010

SINTEAC PARTICIPA DE ELEIÇÃO PARA ESCOLHA DOS NOVOS MEMBROS QUE IRÃO COMPOR O CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

O representante do Sinteac professor João Maciel esteve presente nesta quinta-feira dia 24.06.2010 no prédio da secretaria de ação social de Tarauacá, junto com a secretária e demais representantes do poderes públicos e sociedade civil organizada para que fossem apresentados as ações desenvolvidas no ano de 2009, bem como prestação de contas desta secretaria e ainda um plano de ação para o ano de 2010. No momento comentou-se ainda a implantação do selo UNICEF para o município onde se identificou que Tarauacá encontra-se com índice sociais bem baixos da média nacional e precisa melhorar significativamente.
Na oportunidade foram escolhidos os novos membros que irão compor a diretoria executiva do Conselho Municipal de Assistência Social,  entidade essa que traça as políticas de assistência social para o município, além de fazer o acompanhamento dos recursos  aplicados.  A composição do Conselho Municipal de Assistência Social de Tarauacá ficou com a seguinte    composição:Rosangela de  Cássia - presidente,  João Maciel - vice presidente,  Jeane Gomes - secretaria executiva e Mirassilvia Cardoso - tesoureira.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

REAJUSTE PARA GESTORES MUNICIPAIS

SINTEAC REÚNE-SE COM SEME E DIRETORES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS.
 O Sinteac esteve reunido com a equipe administrativa da SEME e os gestores das escolas municipais no dia 18 de junho de 2010, onde foi tratado sobre o reajuste para os mesmos (diretores e coordenadores).
Considerando que os Gestores das Escolas Municipais desde o ano de 2005, ano da implantação da Lei de Gestão Municipal não tiveram nenhum reajuste salarial e que houve consenso entre o colegiado de Diretores, SEME e SINTEAC de acordo com reunião realizada dia 18 de junho de 2010 o SINTEAC propôs que o reajuste de 10% (dez por cento) negociado na última data base se estenda aos gestores (diretores e coordenadores) sobre todo o seu rendimento incluindo sua gratificação e seu salário, até que seja revisada a Lei de Gestão Municipal. 

terça-feira, 22 de junho de 2010

Prêmio de Valorização de Desenvolvimento Profissional -VDP, ainda poderá sair em junho


O Sinteac comunica a todos os professores da rede estadual de educação com direito a receber  o Prêmio de Valorização de Desenvolvimento Profissional-VDP, que a ficha de avaliação dos critérios já está disponível nas escolas. Procurem os gestores das escolas para preenchimento da ficha de avaliação.
Esta primeira parcela da VDP (50%) poderá sair ainda este mês de junho em folha suplementar, caso sua ficha seja enviada até sexta feira, 25.06.2010. 
verifique os critèrios avaliativos estabelecido em decreto.
Decreto Nº 4.923 de 30 de Dezembro de 2009

  

ARRAIÁ DO ENSINO MÉDIO

Grande Festa Caipira da Escola Plácido de Castro Não percam !


A comunidade escolar convida todos a participarem dessa grande festa Caipira.


Dia: 25/06/2010
Horário: 19:30
Local: Quadra da escola
Preso da mesa: R$ 15,00
Ingresso: 01 x R$ 3,00 e 2 x R$ 5,00


Comidas Típicas, apresentações culturais e a quadrilha tradicional.


E um grande bingo, 01 cartela R$ 3,00 e 2 x R$ 5,00
Contamos com vocês.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

MEC organiza pregão para compra de bicicletas para estudantes de escolas rurais


Estudante da área rural poderá ter bicicleta para ir à escola


Estudantes da educação básica pública de áreas rurais terão, ainda neste ano, mais um apoio para chegar à escola. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou nesta segunda-feira, 14, pregão eletrônico para compra de bicicletas escolares. Estados e municípios poderão aderir a uma ata de registro de preços e usar recursos próprios ou de emendas parlamentares. A expectativa é de que sejam adquiridos cerca de 350 mil veículos no primeiro ano de vigência da ata. Mais informações no site do FNDE.

ProUni - Programa dá início a seleção para 60 mil bolsas de estudo

Começou nesta terça-feira, 15, e prossegue até o próximo sábado, 19, o período de inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Nesse processo seletivo, serão oferecidas 60.488 bolsas de estudo, sendo 39.113 bolsas integrais e 21.375 bolsas parciais – de 50% da mensalidade – em 1.255 instituições de ensino superior. 
Podem concorrer às bolsas os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e redação).
 A inscrição ocorrerá em etapa única, e será feita exclusivamente pela internet. A partir das inscrições, serão feitas seis chamadas subsequentes para convocação dos candidatos pré-selecionados. O candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição no Enem e seu CPF.
 O resultado com a relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será divulgado no
 dia 21. Esses estudantes deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino de 22 de junho a 2 de julho. Acabada essa fase, poderá haver mais cinco chamadas, caso ainda haja bolsas a serem distribuídas.
 Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2009, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.
 Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.
 
 O total de bolsas se refere àquelas que as instituições de educação superior participantes do programa são obrigadas a oferecer, de acordo com a Lei nº 11.096/05, que instituiu o Prouni. Fora as obrigatórias, ainda há as adicionais, que são ofertadas a critério das instituições participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

Consulte a oferta de bolsas por unidade da federação.

Aleac aprova progressão de profissionais da educação

Em votação, os 23 deputados acabaram de aprovar por unanimidade, a progressão de uma letra na carreira para os profissionais da educação de todo o Estado, o que corresponde de 9% a 10% de aumento.
A alteração da mudança de “letra”, já entra em vigor em outubro, sendo que a obrigatoriedade determinada na progressão a cada três anos não será modificada. 
Fonte: Jairo Carioca – Da Redação de ac24horas

PARABÉNS À ESCOLA 15 DE JUNHO

A comunidade da escola 15 de junho está em festa, pois esta semana, dia 15 de junho,  a escola completou 24 anos de fundação.A Escola Municipal 15 de Junho foi criada no ano de 1986 pelo Prefeito Odilon Vitorino de Siqueira. A escola fica localizada na BR 364, sentido Tarauacá-Feijó, na comunidade do Esperança. 


A escola 15 de Junho desenvolve projetos importantes como:
  •  Projeto interagindo com a comunidade: que tem como objetivo uma interação entre os alunos, os funcionários, os professores e  uma mescla de conhecimentos entre os envolvidos no projeto. Outro objetivo é envolver somente os alunos que alcançaram a nota padrão no 1º bimestre, uma forma de compensar pelos esforços que tiveram no decorrer desse período e é claro fazer com que os demais se interessem mais pela educação.
  • Projeto Brincar: que tem como objetivo estimular os alunos para o aprendizado e ao mesmo tempo as brincadeiras que outrora fazia sucesso no meio da juventude como: brincadeira de roda, pula corda, amarelinha, corrida do saco, cabo de guerra, mata-mata, barra do rouba entre outras que infelizmente, hoje já não faz mais parte da diversão da criançada. Esse projeto é realizado aos sábados com os alunos e alunas do ensino infantil e as séries iniciais do ensino fundamental, que além das brincadeiras é realizadas outras atividades estimulativas como: gincanas, poesias, paródias, etc.


Em rítimo de copa

Hora cívica

Gilson e sua torcida

Corrida do saco

Prova do suco

Gincana

Gincana

Gincana

Torcidas

Gincana

Gincana

Gincana
Parabéns a toda a equipe da escola 15 de junho, gestores, professores, funcionários de escola, alunos, enfim a toda a comunidade escolar da 15 de junho pelo seu aniversário.
Fonte:http://escola15dejunho.blogspot.com/