quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dirigentes do Sinteac e categoria mostram força e Manoel Lima tem votação expressiva em Tarauacá


A direção do Sinteac de Tarauacá está satisfeita com o resultado da eleição no município. 91% dos votos foram para a chapa apoiada pelo núcleo.
"É uma demonstração de respeito que nossa categoria tem pelo nosso trabalho", afirmou José Eurico presidente do Sinteac-TK.
João Maciel agora se prepara para representar a Regional Tarauacá-Envira-Jordão na direção estadual; Maciel por enquanto permanece em Tarauacá, mas, a possibilidade de sua transferência para Rio Branco não está descartada.

MANOEL LIMA VENCE ELEIÇÃO DA DIRETORIA ESTADUAL DO SINTEAC EM TARAUACÁ





Votaram 221 eleitores


CHAPA 1 - MANOEL LIMA obteve 202 votos (91%)


CHAPA 2 - ROSÂNGELA CASTRO obtevre 07 votos (3,2%)


CHAPA 3 - WALDIR FRANÇA obteve 04 votos (1,8%)


Brancos: 03 (1,3%)


Nulos: 05 (2,3%)

domingo, 23 de maio de 2010

CARTA AOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE TARAUACÁ


Caros companheiros e companheiras.

Na próxima terça feira nossa entidade passará por um processo de eleição estadual. Será escolhida, pelo voto de vocês e dos(as)  associados(as) de todos os municípios do Acre, a Nova Diretoria Estadual.

Com o processo da greve estadual não tivemos tempo de realizar um debate mais demorado e aberto com todos vocês. Porém, cabe a nós a responsabilidade de cuidar dos destinos do maior sindicato do Acre.

A eleição será disputada em três chapas e nosso núcleo está pedindo apoio à reeleição da atual diretoria estadual. A novidade é que pela primeira vez na história do nosso sindicato, teremos na diretora um dirigente de Tarauacá.

Estamos falando do companheiro João Maciel que vai ocupar uma função importante e será a voz dos Trabalhadores em Educação da Regional Tarauacá-Envira- Jordão.

João Maciel é um dos dirigentes da nova geração de sindicalistas mais respeitados entre todos os núcleos do Sinteac estadual. Tarauacá sempre projetou lideranças importantes no cenário sindical local e estadual.

O atual presidente Professor Manoel Lima na nossa avaliação cumpriu bem o mandato e teve um papel determinante na greve estadual quando chamou os principais núcleos para forçar as negociações com o governo.

Além de Manoel Lima, contaremos com a presença na nossa chapa João Sandin de Cruzeiro do Sul e  João Maciel de Tarauacá.

São os dirigentes dos núcleos mais importantes que vão fortalecer nossa diretoria estadual. Por, isso estamos pedindo o apoio de todos vocês para nossa chapa.

Na terça feira a Comissão Eleitoral Itinerante estará passando em cada escola para que todos possam votar no próprio local de trabalho.

O Sinteac ainda é a entidade mais forte e mais respeitada do nosso estado e não devemos entregá-la na mão de aventureiros.

Todas as conquistas dos Trabalhadores em Educação do Acre têm como protagonista o nosso Sinteac. Vamos fortalecê-lo cada vez mais com a ajuda de vocês.

Um abraço

José Eurico, João Maciel e Raimundo Accioly.

sábado, 22 de maio de 2010

MUNICIPAIS: PROPOSTA DA SEME É REJEITADA PELA CATEGORIA.





CATEGORIA REJEITOU A PROPOSTA DA SEME POR UNANIMIDADE.


SINTEAC realizou uma assembléia nesta sexta-feira (21) com os servidores da educação municipal de Tarauacá, para discutir a data-base de 2010.
A categoria ouviu a proposta feita pela a SEME que foi enviada ao SINTEAC para a categoria de um aumento de 2% em cima de uma regência de sala que é de 10% e a categoria rejeitou por unanimidade.
Na próxima semana o sindicato vai enviar outra proposta a SEME e espera uma resposta que convença a categoria para que possa  impedir uma greve na educação municipal de Tarauacá.

Fonte: Blog do Professor João Rego

terça-feira, 18 de maio de 2010

convocatoria




CONVOCAÇÃO

O Sinteac convoca todos os servidores em educação da rede municipal para uma assembléia geral nesta sexta-feira dia 14 de maio, às 5:00h da tarde, no auditório do Sinteac.
Pauta: data-base 2010 (analise da contraproposta da SEME)

Grato: A diretoria.





sábado, 15 de maio de 2010

QUEM LUTA VENCE: QUEM LUTA ORGANIZADO VENCE MUITO MAIS

SAUDAÇÕES SINDICAIS AOS QUE TÊM CORAGEM: Fim da greve, vitória dos trabalhadores e reconhecimento do Governo.


A greve dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre se encerra nesta sexta feira com um entendimento entre Sindicato e Governo. O governo representado por uma equipe formada em sua maioria por ex-sindicalistas e o Sinteac representado pelos seus principais dirigentes incluindo os núcleos mais influentes no Estado.

Sinteac busca uma saída negociada com o governo

Quando os dirigentes do Sinteac de Tarauacá e Cruzeiro do Sul foram à Rio Branco se juntar aos demais companheiros, o objetivo foi claro e definido: Encontrar uma saída alternativa para o impasse entre o comando de greve em Rio Branco e o Governo. O Movimento não conseguia se entender e o governo radicalizou suspendendo as negociações.

Equipe do governo vem para o debate

Com a chegada dos núcleos para se juntarem ao Presidente Estadual do Sinteac, Professor Manoel Lima, abriu-se uma possibilidade de se elaborar uma proposta e retomar o diálogo com o governo. O Sinteac, preocupado com o rumo que o movimento estava tomando, chamou para si a responsabilidade e assumiu o papel de principal articulador do novo debate. Buscou diálogo com Presidente da Aleac, Líder do Governo, Equipe de Negociação da Secretaria de Educação, Simplac e demais lideranças do Movimento. Nos três últimos dias, foram várias formulações, proposições, reuniões até se chegar a um entendimento.

A reunião decisiva hoje pela manhã

Hoje pela manhã houve uma importante reunião com a equipe de negociação do governo e, finalmente, chegou-se a um entendimento. Uma proposta que contempla toda a categoria foi aprovada. Os trabalhadores decidiram aceitar e encerrar o movimento grevista.

Presidente Manoel Lima anuncia a vitória

Categoria decide encerrar a greve

Núcleos do Juruá foram decisivos

Vereador Cabide esteve presente

Eu e Eurico estivemos lá

No final da tarde já estávamos em Tarauacá

Categoria entendeu e aprovou nossa luta e na segunda feira todos voltam ao trabalho.

Nota do governo reconhece a participação decisiva dos núcleos do Sinteac

Nota Oficial 

Com o encerramento da greve anunciado na manhã desta sexta-feira, 14, o Governo do Estado do Acre retomou imediatamente as negociações com os sindicatos da categoria que formularam proposta coerente com as limitações financeiras e jurídicas apresentadas pelo governo desde o início das negociações.
A proposta apresentada prevê uma promoção para os professores de nível superior do quadro efetivo, a partir do mês de outubro.
Mediante a demonstração de bom senso em suspender o movimento e apresentar proposta condizente com as reais possibilidades do Estado, a equipe de negociação do governo analisou a proposta e decidiu por acatá-la, vinculando a decisão ao encerramento total da greve.
A construção de um consenso corresponde a uma clara demonstração da inexistência de uma relação de tensionamento entre governo e trabalhadores em Educação e reafirma uma relação solidária construída ao longo dos últimos 12 anos, que foi fundamental para o desenvolvimento de políticas de valorização profissional e incontestáveis avanços na melhoria da aprendizagem da educação.
Destacamos a participação de vários representantes dos núcleos municipais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) na construção da proposta de suspensão do movimento e do restabelecimento do diálogo com o governo.
Por fim, o governo, através da Secretaria de Estado de Educação, assegura aos alunos e pais de alunos que os 200 dias letivos serão cumpridos integralmente, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB), e reafirma seu compromisso com uma educação pública e de qualidade para todos. 

Governo do Acre

fonte Blog do Accioly

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SINTEAC DE TARAUACÁ FIRMA PARCERIA COM O MINISTÉRIO PUBLICO E PODER JUDICIÁRIO

O representante do Sinteac professor João Maciel, esteve hoje no fórum local para assinar um termo de cooperação técnica entre Ministério Público e Poder Judiciário para promover aulas de violão e teclado a menores infratores e reeducandos, estiveram presentes a juíza de direito Drª Andréia da Silva Brito e a promotora Drª Eliane Misae Kinoshita. 
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sinteac, além da luta política em defesa dos Trabalhadores em Educação, tem se dedicado à promoção de outras atividades sociais, esportivas e culturais que possam estar ajudando aos seus associados e dependentes, assim como também de toda população tarauacaense em parceria com a rádio comunitária Nova Era FM. 
Promover aulas de música violão e teclado para os associados é de extrema importância. Muitos associados e associados, bem que gostariam de aprender tocar um instrumento, o que falta é oportunidade e também resolvemos estender aos dependentes (filhos de sócios), entendemos que é importante ocupar o tempo em que crianças, adolescentes e jovens não estão na escola do ensino regular. E o nosso projeto se propõe a ocupar o tempo dessa juventude com atividades saudáveis e que possam contribuir para a sua cultura. 
Pretende-se também e, principalmente, revelar os talentos que poderão despertar a partir da implantação do projeto. 
Neste caso em especial observando a falta de atividades voltados para a juventude de Tarauacá e principalmente do alto índice de criminalidade na juventude Tarauacaense, tivemos uma conversa como Ministério Público e o Poder Judiciário e em comum acordo resolvemos disponibilizar e oferecer estas atividades aos reeducandos menores que cometeram alguma inflação e estão cumprindo pena judicial, procurando a ressocialização destes e posteriormente     melhorar sua auto estima, bem como ocupar o tempo dessas pessoas com atividades saudáveis. 
Fato este que nos deixa muito feliz em estar podendo contribuir com a sociedade Tarauacaense. O que nos faz entender que nada mais estamos fazendo do que exercendo a nossa cidadania.

Convocatória Assembléia Estadual

CONVOCAÇÃO

O Sinteac convoca todos os servidores em educação da rede estadual para uma assembléia geral nesta sexta-feira dia 14 de maio, às 5:00h da tarde, no auditório do Sinteac.
Na oportunidade estaremos analisando a nova proposta do governo e deliberando sobre a continuação ou não da greve.



Grato! A diretoria.




quarta-feira, 12 de maio de 2010

GREVE CONTINUA EM TARAUACÁ E DIRIGENTES VÃO À RIO BRANCO


Os professores Accioly e Eurico estão em Rio Branco acompanhando a movimentação sobre o desenrolar da greve da educação. Os dirigentes participarão de várias reuniões na capital e esperam contribuir para o avanço das negociações.
Fonte: Blog do Accioly

MOVIMENTAÇÃO DESTA QUARTA


TARAUACÁ: SINTEAC REALIZA NOVA ASSEMBLÉIA NESTA QUARTA AS 10 HORAS


Novas assembléias marcadas para esta quarta feira em Tarauacá e Cruzeiro do Sul, podem ser decisivas na questão da greve estadual dos servidores da educação. Em Rio Branco os dirigentes sindicais estão encontrando muitas dificuldades em negociar com o governo e o reforço deve chegar do interior.
Em Tarauacá a assembléia está marcada para as 10 horas e em seguida os dirigentes locais deverão discutir com o Governo do Estado uma saída para o impasse. Tudo indica que o movimento deve ser encerrado nesses dois próximos dias.

blog do accioly

terça-feira, 11 de maio de 2010

RIO BRANCO


RIO BRANCO: Trabalhadores da Educação rejeitam proposta e mantêm greve


Em assembléia geral unificada, os professores e demais trabalhadores da Educação decidiram desconsiderar a última proposta apresentada pelo governo e manter a greve. Com isso, a proposta de aceleração da progressão de letra para cerca de 3 mil professores, que haviam sido prejudicados em 1999, sequer foi apreciada.
A decisão pode ter sido uma resposta da categoria aos rumores de que o governo havia infiltrados diretores de escolas e ocupantes de cargos comissionados para ajudar a aprovar o fim da greve. O clima era de insatisfação e revolta.
A lista de oradores do movimento nunca havia sido tão solicitada. Utilizando palavras de ordem, do tipo “professor não é ladrão”, os manifestantes cobraram uma resposta definitiva do governo, que segundo eles virou as costas para a Educação.
Segundo a presidente do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac), Alcilene Gurgel, a categoria decidiu continuar com a greve e fortalecer o movimento porque a proposta não contemplou a todos. “Vamos traçar novas estratégias para fortalecer o movimento”, disse.

Por sugestão dos próprios manifestantes, o comando de greve deve reforçar as equipes encarregadas de visitar as escolas que insistem em permanecer em aula. Ontem mesmo novas escolas voltaram a funcionar, o que preocupa os dois sindicatos que representam à Educação. 
A idéia é realizar arrastões nos portões de entrada das escolas onde está ocorrendo aulas e impedir os professores e servidores de entrar. De acordo com o comando de greve, por medo de terem os contratos cancelados.
O vai e vem das negociações 
Os professores já estão paralisados há cinco semanas. Nesse período, inicialmente o governo se declarou proibido por lei eleitoral de conceder o reajuste. Depois, o impedimento seria a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na semana passada se dispôs a pagar um acréscimo de 2,97%. Por último, ofereceu um pulo de letra que contempla apenas uma pequena parte da categoria.
O comando de greve iniciou pedindo um reajuste de 15%. Após consulta, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) disse que aceitaria até 10,96%, que seria o permitido por lei com base na inflação dos últimos dois anos. Agora eles aceitam até um pouco menos, desde que a proposta beneficie a todos os trabalhadores.

CRUZEIRO DO SUL


CRUZEIRO DO SUL: Servidores em Educação decidem pela continuação da greve

Assembléia em Cruzeiro do Sul

Em assembléia realizada nesta segunda feira, os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual em Cruzeiro do Sul decidiram manutenção da greve até que o governo atenda suas reivindicações. 

blog do accioly

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A DECISÃO DOS TRABALHADORES


SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MAIO DE 2010


GREVE DA EDUCAÇÃO EM TARAUACÁ: Categoria decide manter paralisação










Em assembléia realizada nesta segunda feira, os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual em Tarauacá decidiram unanimente pela manutenção da greve. A categoria fará um protesto amanhã pelas ruas da cidade e espera que o governo atenda suas reivindicações. Os trabalhadores em Educação repudiaram as pressões que estão sofrendo de alguns dirigentes locais da educação. O protesto vai encerrar com a ocupação do Núcleo Estadual de Educação.


blog do accioly