quinta-feira, 29 de abril de 2010

POSSE DA NOVA DIRETORIA: João Maciel se despede e José Eurico toma posse nesta sexta feira.

João Maciel se despede

Eurico Assume
Estamos convidando todos os trabalhadores e trabalhadoras associados e associadas ao Sinteac para participarem da solenidade de posse da Nova Diretoria do nosso sindicato que acontecerá nesta sexta feira, 30 de abril, as 20 horas no Clube do Sinteac.
Teremos apresentações culturais e som ao vivo.


participe.

DATA BASE ESTADUAL: ASSEMBLÉIA DE TARAUACÁ CONFIRMADA PARA SEGUNDA FEIRA AS 17 HORAS

A Diretoria do Sinteac de Tarauacá confirmou para próxima segunda feira, 03.05.2010, as 5 horas da tarde, a ASSEMBLÉIA GERAL DOS SERVIDORES DA REDE ESTADUAL. 
A direção da entidade preferiu esperar as negociações do final dessa semana em Rio Branco ,para se manifestar em relação à greve.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

DATA BASE ESTADUAL: POR ENQUANTO GREVE SOMENTE NA CAPITAL



Os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual se reunirão em Assembléia sexta-feira, dia 30 de abril, as 10:00 horas no auditório do Sinteac. O presidente João Maciel está em Rio Branco acompanhando as negociações e informou que ainda não esgotaram as negociações com o Governo do Estado. Há de fato uma greve em Rio Branco, não na sua totalidade, pois ainda há escolas funcionando, puxada pelo Simplac(Sindicato dos Professores Licenciados do Acre) que luta apenas pelos professores com formação em nível superior, deixando de escanteio os companheiros sem formação superior: professores, vigias e merendeiras . O Sinteac(Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras do Acre) ainda não decretou greve, pois o Governo do Estado retornou as negociações e o prazo para uma possível greve deve obedecer o prazo de 48 horas. Acontecerão assembléias em todos os demais municípios coordenadas pelo Sinteac que debaterá com a categoria sobre as negociações com o Governo do Estado.
Maciel informou ainda que a categoria deve deliberar por uma greve por tempo indeterminado caso a resposta do Governo até sexta feira não seja satisfatória. 
A assembléia em Tarauacá com servidores da Rede Estadual acontecerá sexta-feira, dia 30 de abril, as 10:00 horas no auditório da entidade.

Dia Nacional da Educação



Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete imediatamente ao universo escolar. No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece.
Num sentido bem amplo, a educação é uma parte do modo de vida de um povo, um componente fundamental de sua cultura. Sem ela seria impensável a aquisição e a transmissão da cultura dos mais diversos grupos sociais. A educação não se realiza sempre do mesmo modo, mas varia historicamente de acordo com as necessidades de cada povo e de cada época. 
Hoje, dia 28 comemora-se o Dia Nacional da Educação, data que marca o importante período de reflexão sobre o papel desse item fundamental na formação do futuro do nosso país. A data, instituída pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed) e celebrada desde 2003, foi criada como maneira de informar a população sobre a importância da educação a distância para inclusão social no Brasil.

terça-feira, 27 de abril de 2010

FIM DO PRAZO ESTABELECIDO PELO SINTEAC: Categoria se reune em todo o estado e pode deflagrar greve


GREVE À VISTA: ASSEMBLÉIA HOJE EM RIO BRANCO E AMANHÃ EM TARAUACÁ


Os Trabalhadores em Educação da Rede Estadual vão se reunir em Assembléia hoje ao final da tarde na cidade de Rio Branco e amanhã devem acontecer assembléias em todos os demais municípios. As assembléias serão coordenada pelo Sinteac que debaterá com a categoria sobre as negociações com o Governo do Estado.
Segundo informações do Presidente João Maciel que está em Rio Branco juntamente com representantes de todos os municípios do Acre, a categoria deve deliberar por uma greve por tempo indeterminado se caso a resposta do Governo não seja satisfatória. 
A assembléia em Tarauacá com servidores da Rede Estadual acontece amanhã, quarta feira, no final da tarde.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR TEM NOVA DIRETORIA



SEME REÚNE COM ENTIDADES PARA ESCOLHA DA NOVA DIRETORIA DO CAE

        Representantes do CAE (titulares e suplentes)
CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O Conselho de Alimentação Escolar formado por pessoas do poder executivo, pais de alunos, professores e membros da sociedade civil é um dos órgãos fiscalizadores dos recursos repassados a estados e municípios pelo governo federal para a compra de merenda das escolas públicas.
REPRESENTANTES DO CAE EM TARAUACÁ
No dia 22 de abril  aconteceu uma reunião entre os membros que fazem parte do CAE- Conselho de Alimentação Escolar para a eleição da nova diretoria para o biênio 2010-2012. Foram eleitos para compor a nova diretoria:
Presidente: José Eurico de Lima Paz
Vice-presidente: Flávio Pereira dos Santos
Secretário: Félix Cavalcante
O CAE é constituído por 07 (sete) membros, com a seguinte composição:
 01 (um) representante do Poder Executivo, indicado formalmente pelo Chefe desse Poder;
 02 (dois) representantes dos professores, indicados formalmente pelos respectivos órgãos de classe, a serem escolhidos por meio de assembléia específica para tal fim, devidamente registrada em ata;
02 (dois) representantes de pais de alunos, indicados formalmente pelos conselhos escolares, associações de pais e mestres ou entidades similares, a serem escolhidos por meio de assembléia específica para tal fim, devidamente registrada em ata;
02 (dois) representantes de outro segmento da sociedade civil, a ser escolhido por meio de assembléia específica para tal fim, devidamente registrada em ata.
Cada membro titular do CAE terá 01 (um) suplente da mesma categoria.
COMPETÊNCIAS DO CAE
  • Divulgar, em locais públicos, o montante dos recursos financeiros do PNAE transferidos à Entidade Executora;
  •  Noticiar qualquer irregularidade identificada na execução do PNAE ao FNDE, à Controladoria Geral da União, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas da União;
  •     Acompanhar a elaboração dos cardápios, opinando sobre sua adequação à realidade local;
  •  Acompanhar a execução físico-financeira do programa, zelando pela sua melhor aplicabilidade.
Eurico e Edvan (representante de Sinteac e professores) e Rosa Maria(representante de pais)

Ciméia (Secretária Municipal de Educação), Nilzemar (Representante do Setor de Merenda)
Edson (Representante de professor), Inês (Representante do Sindicato Rural) e Flávio Pereira dos Santos (Representante de professores).


DATA BASE ESTADUAL E MUNICIPAL: PRÓXIMA SEMANA SERÁ DECISIVA


Encerram-se na próxima semana os prazos concedidos pelo Sinteac aos Governos Estadual e Municipal para que apresentem contrapropostas aos Trabalhadores em Educação.
Caso não hajam avanços nas negociações a categoria poderá decretar paralisação nas duas redes. Na próxima semana serão realizadas as assembléias. 

sexta-feira, 16 de abril de 2010

MAIS RESPEITO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO

NOTA DE REPÚDIO

O SINTEAC- Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Acre núcleo de Tarauacá vem a público manifestar a sua profunda indignação e repúdio as infelizes e desrespeitosas declarações do presidente da Câmara de vereadores do município de Tarauacá, senhor Valdor Vieira do Ó, proferidas em sessão oficial da Câmara, no dia 07 de abril do ano em curso, dirigidas a incansável e valorosa classe dos professores, especificamente dos professores rurais em processo de formação na UFAC e UNB. Transcrevemos textualmente a sua fala: “...fazem de conta que estudam, torram o dinheiro público e só esperam o diploma chegar, além de muitos pagarem para que terceiros realizem seus trabalhos. Os professores devem passar por uma avaliação para testar o seu domínio de sala de aula e os que não forem aprovados devem ser destinados aos serviços de limpeza e merenda escolar”. Tais declarações refletem infelizmente a vileza e o desprezo de políticos atrasados acostumados a “mamar nas tetas” do Estado e que não aceitam que passamos a uma nova etapa de desenvolvimento da sociedade caracterizada pelo diálogo e pela participação crescente da sociedade no desenvolvimento das políticas públicas voltadas a construção de uma cultura da paz e de um mundo melhor para todos. Recomendamos que o senhor Presidente se abstenha de declarações simplórias e desastradas e cumpra com o seu verdadeiro papel de coordenação legislativa, que está deixando muito a desejar, inclusive na elaboração de leis que venham a contribuir efetivamente para a melhoria das condições de vida da sociedade tarauacaense e promova rigorosa fiscalização dos atos do Executivo municipal, uma vez que os vereadores são servidores da população e por ela devem desenvolver seus melhores esforços. O SINTEAC, em nome do magistério repele veementemente todas e quaisquer afrontas a essa valorosa classe fundamental para o desenvolvimento pleno do ser humano.
Tarauacá-Acre, 16 de abril de 2010.

À direção

segunda-feira, 12 de abril de 2010

AGRADECIMENTO AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO


A vitória é nossa!

 Professor José Eurico Lima Paz
  
Quero agradecer a todos os trabalhadores e trabalhadoras em educação por terem escolhido  a chapa “A FORÇA DA UNIDADE” como a nova diretoria do Sinteac do núcleo de Tarauacá e por sempre nos apoiarem nas lutas do dia a dia. Foi muito gratificante fazer parte das diretorias que me antecederam, pois contribuíram significativamente com a luta dos trabalhadores em educação tendo como marca registrada a organização e principalmente o bom uso do dinheiro público que é uma coisa tão simples, mas que nem todos têm a consciência de exercê-lo. Manteremos a mesma linha da atual gestão em termos de organização  e luta procurando sempre melhorar ainda mais. 
O fato de não termos outras chapas concorrendo com a nossa é uma prova de que as pessoas confiam na nossa diretoria, mas não é motivo de nos acomodarmos achando que não precisamos melhorar. Somos uma classe organizada de uma forma ou  outra  formadores de opiniões e em sua grande maioria conscientes de que todas as formas de opressão que enfrentamos temos que combater  de forma organizada  lutando por melhorias. A nossa corrente sindical não é como outras correntes que existem Brasil afora, só para disputar eleição sindical e usar a estrutura em benefício próprio. Algumas pessoas não se lembram de um passado, que não faz muito tempo, de salários baixos e que atrasavam, professores sem formação, estrutura física das escolas sucateadas, etc. e que hoje melhorou significativamente relacionado com o que era. E essas melhorias não foram conseguidas por bondade dos governos, dádiva do Estado ou por “sorte” de alguns trabalhadores não. Ao contrário, só a resistência, a organização, a luta, a mobilização coletiva, trouxe e continuará trazendo conquistas e direitos. E isso o Sinteac sempre procurou fazer mantendo a organização e a unidade. Breve passaremos nas escolas para conversar com vocês e elaborar uma proposta de composição dos departamentos da diretoria da “FORÇA DA UNIDADE” e além disso convidar a todos para nos organizarmos melhor e  fortalecer ainda mais o sindicato. Fazendo uma analogia com uma orquestra filarmônica onde cada instrumento tem sua importância na composição da música assim é o Sinteac, é fraco sem você, mas é poderoso se unimos forças. Lembre-se que o Sinteac é cada trabalhador e trabalhadora em educação. Quero também agradecer em especial aos Professores Accioly e João Maciel pelo apoio e também pela formação nesses anos de sindicato, pois aprendi  e vou continuar aprendendo muito com vocês. A todos mais uma vez MUITO OBRIGADO!

DIRETORIA EXECUTIVA DA “FORÇA DA UNIDADE”

  
José Eurico de Lima Paz- Presidente
Raimundo Nonato Accioly Gomes- Vice-Presidente
Gecilda Sabóia- Vice-Presidenta Adjunta
Edvan Barbosa- Secretário Geral
Maria José Bento- Secretária Geral Adjunta
João Evangelista Gonçalves Maciel- Tesoureiro
José da Cruz Lopes Leite- Tesoureiro Adjunto

sábado, 10 de abril de 2010

EURICO PRESIDENTE: Nova diretoria do Sinteac é eleita em Assembléia dos Trabalhadores em Educação



Em assembléia realizada ontem na Praça dos Trabalhadores em Educação (sede do Sinteac de Tarauacá), os trabalhadores em Educação elegeram a nova diretoria do entidade.
Professor Eurico Paz é o novo presidente eleito por todos os presentes. Em seu discurso Eurico se propôs a dar continuidade à luta desenvolvida pelo Sinteac de Tarauacá.
Em breve, mais informações sobre a assembléia 

quarta-feira, 7 de abril de 2010

PROFESSORES PODEM ABANDONAR SALA DE AULA

Professores podem abandonar salas de aula no Acre
Há quase 60 dias que a Secretaria de Educação do Estado vem empurrando com a barriga o pagamento de aulas complementares de professores que se desdobram em horários fora da grade, para aprimorar os conhecimentos dos alunos. Eles ameaçam deixar as salas de aulas, caso a secretaria não cumpra com os valores acertados.
fonte: AC 24 horas.

sábado, 3 de abril de 2010

DIRETORIA DO SINTEAC PUBLICA CARTA AOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS EM EDUCAÇÃO DE TARAUACÁ


Aos Companheiros e Companheiras Trabalhadores (as) em Educação.

Ao se aproximar a data da eleição para escolha democrática da diretoria do nosso sindicato, faz-se necessário que nosso núcleo se manifeste aos trabalhadores em educação de Tarauacá.
Dia 09 de abril, próxima sexta feira, às 16h30min, na sede do Sinteac, estará acontecendo uma assembléia da nossa categoria. Entre as pautas propostas está a realização da eleição da nossa nova diretoria. Cada associado e associada do nosso sindicato deverá se dirigir ao Sinteac para participar. Apenas uma chapa está concorrendo ao pleito.
Essa chapa tem como nome principal o companheiro Professor Eurico Paz que é o candidato a presidente da atual gestão. Sua composição inclui ainda os nomes dos Professores João Maciel e Raimundo Accioly.
Eurico, Maciel e Accioly nesses últimos anos, têm conduzido a luta política e a gestão do Sinteac com muita responsabilidade e sabedoria.

JOSÉ EURICO DE LIMA PAZ-- O Jovem Professor Eurico, 34 anos, solteiro, que deverá assumir a responsabilidade política e administrativa frente a nossa entidade é um companheiro valoroso que vem da mais digna e nobre escola de formação de lideranças em nossa cidade: A Luta Popular. Eurico é Graduado em Matemática e Pós – Graduado em Planejamento e Gestão Escolar. Eurico é militante do movimento social e popular em Tarauacá e no Sinteac vem contribuindo como um dos mais destacados dirigentes da luta dos Trabalhadores em Educação.

PROPOSTA GERAL - Fortalecer cada vez mais a Luta Sindical, a Gestão Administrativa e a organização dos Trabalhadores em Educação são as principais propostas do Professor Eurico e sua diretoria.

COMPOSIÇÃO DA CHAPA - Queremos compor a nova diretoria com companheiros e companheiras das diversas forças políticas que atuam no movimento da educação e também reorganizar a representatividade do sindicato dentro dos diversos setores das zonas urbana e rural nas redes estadual e municipal. Na assembléia apresentaremos uma proposta de nomes para composição dos demais cargos da diretoria.

VENHA PARTICIPAR - Convidamos amigos e amigas associados e associadas estaduais e municipais da nossa entidade, para comparecerem à assembléia na próxima sexta feira, 09.03, às 16h30min e prestigiarem o processo de eleição da nossa entidade.

Contamos com vossas presenças.   

SINTEAC CONVOCA TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA CONJUNTA PARA PRÓXIMA SEXTA FEIRA

CONVOCAÇÃO

A direção do Sinteac convoca todos os funcionários do Governo do Estado e da Prefeitura para participarem de uma assembléia conjunta a ser realizada nesta sexta feira, 09 de abril, às 16h30min, no auditório do sindicato com a seguinte pauta:

A)                     DATA BASE MUNICIPAL
1)     Balanço das negociações com o governo do Estado;
2)  Balanço das negociações com a prefeitura;

B)                      ELEIÇÃO NO SINTEAC
1)     Avaliação da última gestão do Sinteac
2)  Eleição da Nova diretoria do Sinteac de Tarauacá;


Estará presente na Assembléia o Vice Presidente estadual do Sinteac, Professor João Sandim.

A assembléia acontecerá nesta sexta feira, 09 de abril de 2010, às 16h30min no auditório do Sinteac.



Agradece


Professor João Maciel
Presidente