quinta-feira, 28 de outubro de 2010

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

O atendimento nos serviços públicos é um direito da população
O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.

Origem da Data
O Dia do Servidor (Funcionário) Público é comemorado em 28 de outubro porque foi nessa data que o presidente Getúlio Vargas assinou, em 1952, a Lei 1.711, regulamentando as relações entre a União e a categoria de servidores.

Dia do Servidor Público, aquele que trabalha para a sociedade

Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.
Não há recanto do mundo ou página da história em que não esteja presente, ainda que anonimamente, o servidor público. Nenhum país sobrevivente e nenhum governo funciona sem o corpo de servidores públicos, responsáveis pela movimentação das engranagens dos complexos mecanismos das administrações nacionais.
É considerado servidor público toda pessoa que exerce a função no âmbito do Município, do Estado ou da União, ingressando por meio de concursos, nomeações, contratos ou admissões em caráter de urgência. Prestar serviços de utilidade à população é a maior tarefa destes trabalhadores. Em 1990, com o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, as autarquias e das funções públicas federais? Lei 8.112, de 11.12.1990, a denominação de funcionário foi substituída pela de servidor.
Os servidores públicos têm seus deveres e direitos definidos e estabelecidos na Constituição Federal e se enquadram nos estatutos das entidades públicas.
Distribuídos em diversas categorias funcionais e níveis de qualificação, por meio dos quadros de lotação de pessoa civil de várias Organizações Militares, sediadas pelo imenso território nacional, irmanam com outros servidores fardados, numa convivência harmoniosa nos quartéis, fábricas, depósitos, hospitais e escolas.
O servidor público presta a nação sua contribuição, de forma ética e dedicada, visando alcançar os objetivos institucionais e da comunidade como um todo. Não têm lucro como objetivo nem ambição pessoal como fonte de energia; sua recompença é a satisfação do dever cumprido, sua motivação é a certeza de estar sendo útil aos seus semelhantes.
Justa e merecida é, pois, a homenagem neste dia a todos os que, no esmero de suas funções, honram o cargo de SERVIDOR PÚBLICO.
Neste Dia do Servidor Público queremos reiterar a gratidão e o respeito que sempre dedicamos aos Servidores Públicos. Respeito expresso no diálogo, na transparência, no incentivo à qualificação e ao profissionalismo. Hoje queremos parar e agradecer, porque você fez, faz e fará sempre parte da história da educação do nosso município. PARABÉNS A TODOS OS SERVIDORES, EM ESPECIAL AOS COMPANHEIROS DA EDUCAÇÃO !!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário