sábado, 26 de junho de 2010

ENTREVISTA ESPECIAL



Blog Cidade em Notícias entrevistou o Professor Raimundo Accioly. Accioly como é conhecido por todos, tem 44 anos, é casado com a Professora Hevania e pai do Giovanni e da Janaínna.
Professor, sindicalista, líder comunitário, ativista cultural, desportista, radialista são algumas das atividades que Accioly desenvolve atualmente em Tarauacá.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Accioly a gente percebe que você é um cara muito apegado à família. O que você acha do papel da família?

ACCIOLY – Pra mim família é o maior bem que uma pessoa pode ter. Minha mãe criou eu e mais quatro irmãos com salário de professora e 3 dos meus irmãos, atualmente, também são professores. Quanto à família que constitui, minha esposa e meus filhos, procuro cuidar deles com a maior dedicação que minhas forças permitem para poder ser um bom marido e um bom pai. Sou casado com a mesma mulher há mais de 20 anos, tenho dois filhos maravilhosos e prezo muito a fidelidade à todos. Ser fiel à família não se resume apenas em não trair a esposa e sim ser honesto no tratamento ás questões referentes à vida. De nada adianta ser fiel com família e ser infiel com sociedade, ou, vice versa.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Que dificuldades você encontrou na sua vida até se tornar a liderança que você é hoje?

ACCIOLY – Olha Salles eu sou um cara de origem humilde como a maioria do nosso povo e as dificuldades foram muitas. Minha mãe sempre primou pelos meus estudos. Como você sabe, eu não tive acompanhamento de um pai durante o desenvolvimento da minha vida. Na minha Juventude enquanto eu estudava ao mesmo tempo procurava uma ocupação. Trabalhei por muito tempo em olaria fabricando tijolos manuais, consertei bicicletas, fui balconista, carreguei carga no antigo aeroporto e outras atividades, até passar a trabalhar como professor na Escola Almirante Barroso (Ipepaconha) em 1985. O estudo me abriu caminhos para ser o que sou atualmente.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Você é um cara religioso?

ACCIOLY- Em minha opinião a religiosidade de alguém não está estampada numa placa, na entrada de um templo, e, nem tão pouco, no seu jeito de se vestir, andar com uma bíblia debaixo do braço rezando o tempo todo e nem mesmo abdicando dos prazeres que a vida oferece. A religiosidade de uma pessoa está nas suas ações concretas do dia-a-dia em favor dos que mais precisam. Deus está dentro de cada um e muitos ainda não perceberam isso. A religião é pra unir as pessoas e não separá-las. Vou ao templo da igreja católica sempre que posso e lá encontro pessoas manifestando sua fé. A fé das pessoas é um bem que ninguém tira.


CIDADE EM NOTÍCIAS – Como você avalia sua gestão frente ao Sinteac em que construiu um patrimônio invejável para Trabalhadores em Educação de Tarauacá associados ao sindicato?

ACCIOLY – Quando eu entrei na gestão do Sinteac havia apenas uma sala, um armário, algumas pastas, uma mesa e algumas cadeiras. O sindicato hoje conta com uma estrutura, de fato, invejável. Não há segredo em gerir recursos em benefício daqueles que contribuem. Basta ser honesto, ter boas idéias e procurar investir com inteligência. O maior patrimônio não é o sindicato e sim os contribuintes. No caso do Sinteac são os sócios e as sócias. É em favor dele que a gente deve trabalhar. Entretanto, não há orgulho maior para um dirigente que vê essa categoria consciente, unida e mobilizada. O Sinteac tem força política no município graças à seriedade de seus dirigentes e a unidade da categoria.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Como foi que você transformou a pequena Associação de Moradores da Cohab numa entidade tão influente a ponto de Receber uma Rádio Comunitária, Um Centro cultural, Uma praça para o Bairro, a maioria das Ruas do Bairro pavimentadas e agora o Ponto de Cultura?

ACCIOLY – Essas conquistas da nossa comunidade através da associação são fruto de uma boa gestão. O Fato de ser uma entidade sem fins lucrativos, não impede que você busque fontes de recursos através de elaboração de bons projetos. Tudo que você citou de conquistas são frutos de projetos, pesquisas, articulações políticas e muita dedicação da nossa parte. Um líder comunitário precisa ter essa consciência e essa capacidade.

CIDADE EM NOTÍCIAS – O que falta no bairro da Cohab?

ACCIOLY – Falta quase tudo. Saneamento Básico, iluminação pública, esgotamento sanitário, espaços de lazer, empregos para a comunidade, pavimentação de ruas. São os problemas comuns a todos os bairros.

CIDADE EM NOTÍCIAS – A instalação da rádio Nova Era FM foi a realização de um sonho?

ACCIOLY – A Rádio Comunitária já se tornou um patrimônio cultural do povo de Tarauacá e ela está realizando sonhos de todos em somar todas as vozes do povo de nossa cidade.

CIDADE EM NOTÍCIAS – E o Programa Terminal Comunitário?

ACCIOLY – O programa foi criado para ser a voz daqueles que, até então, não tinham voz e Isso fez com que se tornasse o programa de maior audiência na cidade. Tento ser justo, amplo e verdadeiro e essa forma creio que agrada a maioria dos ouvintes. Apesar de alguns percalços, a audiência e a vida continuam.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Como está a sua relação com o prefeito Vando, já que antes dele ser prefeito vocês eram amigos, e o que você acha da administração dele?

ACCIOLY – Minha relação com o Vando inexiste em todos os aspectos. Tenho muitas divergências com a sua forma de governar. O Vando entrou na política, sonhou em ser eleito em um cargo importante e, quando se elegeu, não deu conta. Optou pelo conservadorismo, abandonou o povo e tratou de cuidar do seu próprio umbigo. Não tenho nada contra cada pessoa construir seu patrimônio pessoal, mas tudo tem limite. Vando poderia ter se tornado um bom prefeito, unindo o povo em torno de um projeto de desenvolvimento para o município e quem sabe despontar para a política em outros níveis. Mas, infelizmente, ele preferiu trilhar outros caminhos.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Accioly se você tivesse se candidatado na ultima eleição hoje com certeza você seria vereador, porém, muitas pessoas falam que na próxima eleição você deveria se candidatar a prefeito da cidade. O que você acha disso tudo?

ACCIOLY – Realmente, muitas pessoas me abordam diariamente sobre esse assunto. Não tenho essas pretensões. Não faço o que eu faço, pensando em me eleger a algum cargo político. Acho que cada cidadão, além das atividades normais do dia a dia que é comum a cada um, deveria assumir uma atividade voluntária e solidária. Eu acho que minha contribuição atual para nossa sociedade é importante. Sou militante do PCdoB e meu partido tem bons nomes e boas idéias para Tarauacá. O povo de Tarauacá perdeu muito em não eleger Chagas Batista na última eleição. Isso é um fato. Tarauacá não precisa só de um novo prefeito e sim de uma nova visão de administração pública e relação com o povo.

CIDADE EM NOTÍCIAS – E a eleição desse ano para o governo do Acre?

ACCIOLY – Um bom momento para sabermos a força da oposição e também para sabermos se a Frente Popular realmente é popular. Minha chapa já está definida.

CIDADE EM NOTÍCIAS – Pra encerrar, deixe uma mensagem aos leitores no blog Cidade em Notícias.

ACCIOLY – Olha meu caro F. Salles, agradeço por essa iniciativa. A você e aos seus leitores um abraço e que a gente nunca deve desistir de lutar por dias melhores. Eles virão com certeza. Parabéns pelo blog e um abraço.

f.salles10@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário