Binho lança Floresta Digital

Ato no Mercado Velho, em Rio Branco, marca o projeto que fará do Acre o primeiro Estado totalmente coberto com acesso livre a internet


O governador Binho Marques lançou quinta-feira, 4, às 9 horas no Mercado Velho, o programa Floresta Digital, que fará do Acre o primeiro Estado com todos os municípios com acesso livre à internet até o final do ano. Neste primeiro momento, a cobertura se estende à capital, Rio Branco. Na cerimônia, o governador anunciará a distribuição de netbooks para todos os estudantes do terceiro ano do ensino médio e repassará antenas de captação do sinal livre à organizações não-governamentais.
Desde o ano passado que em alguns pontos da capital, como a Arena da Floresta, Praça da Biblioteca e o Mercado Velho, vêm sendo possível acessar gratuitamente a Internet. A partir do lançamento do programa, 100 pontos de Rio Branco estarão iluminados com o sinal e as pessoas poderão utilizar o computador portátil e acessar a rede mundial de computadores. O órgão responsável pelo programa é a Secretaria da Gestão Administrativa, que coordena a Organização Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), gestora da política de universalização do acesso aos serviços públicos básicos aos habitantes da região.
Neste primeiro momento, a nuvem de internet está cobrindo 80% da cidade de Rio Branco. Pontos de acesso são os espaços públicos como os parques da Maternidade e do Tucumã, escolas de todos os níveis de ensino, Fundação Hospitalar, e Unidades de Pronto Atendimento. A política de inclusão digital inclui ainda a disponibilização de vários pontos. Na Biblioteca Pública, por exemplo, são 80 equipamentos. Todas as cidades do Acre contam com as Comunidades Digitais, centros de inclusão com computadores e acesso franqueado à internet.
O Floresta Digital conta com recursos da agência americana United States Trade and Development Agency (USTDA), do Tesouro Estadual e do Banco Mundial. A USTDA financiou o estudo de viabilidade técnica do projeto. A assinatura do convênio entre Governo do Estado e USTDA foi realizada em Brasília no dia 18 de setembro de 2008. O Floresta Digital está levando a tecnologia da informação - e com ela vários serviços de Governo com a OCA a partir do conhecimento adquirido do Estado e suas características.

Fonte: Agência de Notícias do Acre


Sinteac

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem